Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa: 70 anos no Hospital de Santa Maria

22 de Abril 2024

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) celebra hoje, no seu 113.º aniversário, sete décadas desde o seu primeiro ano letivo no Hospital Universitário Santa Maria.

“Tendo sido fundada a 22 de abril de 1911, com base na Real Escola de Cirurgia de Lisboa datada de 24 de junho de 1825, a FMUL é a maior escola médica do país, com uma trajetória de 70 anos de excelência académica e contribuições significativas para a comunidade médica e científica em Portugal.

A sua origem traça-se até ao Hospital de Todos-os-Santos, fundado em 1504. Até à sua atual residência no Hospital Universitário Santa Maria, a jornada da FMUL é uma história de evolução contínua e compromisso com a qualidade da formação médica. Ao longo dos séculos, a instituição tem sido uma fonte de orgulho para a cidade de Lisboa, servindo como um farol de conhecimento e inovação na área da medicina”, afirma a FMUL em comunicado de imprensa.

João Eurico Cabral da Fonseca, diretor da instituição, afirma: “Estamos extremamente orgulhosos de celebrar este momento significativo na história da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa”. “Ao longo dos anos, temos formado profissionais de saúde de excelência e contribuído para o avanço da medicina em Portugal e além-fronteiras. Este aniversário é uma oportunidade para reconhecermos o nosso passado histórico e olharmos com entusiasmo para o futuro, continuando a nossa missão de educação, investigação e de promoção da prestação de cuidados de saúde de qualidade”, acrescenta.

“Hoje, a FMUL continua a liderar o caminho na formação de futuros médicos, investindo em instalações modernas, tecnologicamente avançadas, como os edifícios Egas Moniz e Reynaldo dos Santos e num novo campus em Torres Vedras. Além disso, a faculdade mantém uma estreita colaboração com o Hospital Universitário Santa Maria bem como outras estruturas hospitalares de referência na região de Lisboa, garantindo que os estudantes tenham acesso a uma educação prática de alta qualidade.

A FMUL reafirma o seu compromisso com a excelência, a inovação e o serviço à comunidade, à medida que celebra este marco histórico e mostra-se como uma instituição desejosa de dar continuidade à formação de líderes médicos do futuro e contribuir para uma sociedade mais saudável e próspera”, remata a FMUL.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sindicato de Enfermeiros anuncia adesão à greve geral

Os enfermeiros vão aderir à greve geral em 11 de dezembro, em protesto contra o Acordo Coletivo de trabalho proposto pela tutela e o Pacote Laboral, que dizem precarizar contratos e retirar benefícios, anunciou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

FNAM critica mudança do conceito de SNS e adere à greve geral de 11 de dezembro

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) realizou o seu XIV Congresso em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de novembro, reunindo mais de uma centena de participantes. Durante o encontro, foram debatidas e reafirmadas as prioridades estratégicas para a defesa da carreira médica e para a preservação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal, de qualidade e próximo da população. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights