Abertos concursos para financiamento de obras em hospitais de Coimbra e Guarda

2 de Maio 2024

O Programa Regional do Centro (Centro2030) abriu dois concursos para apoiar as unidades de saúde na região e obras hospitalares na Guarda e Coimbra, com 44 milhões de euros (ME) em fundos europeus.

Numa nota enviada à agência Lusa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) precisa que o primeiro concurso, com uma dotação de 20 milhões de euros (ME), pretende “aumentar a capacidade de resposta da rede de serviços hospitalares aos novos desafios epidemiológicos e demográficos, incluindo o recurso às tecnologias de informação e comunicação”.

Podem candidatar-se, até ao dia 28 de junho de 2024, as entidades públicas que prestam serviços de saúde na região Centro.

O segundo concurso, com uma dotação de 24 ME, destina-se a intervenções em infraestruturas de serviços hospitalares no âmbito da conclusão de operações cofinanciadas pelo Portugal 2020, que cumprem os requisitos para a transição entre dois períodos de programação (2014-2020 e 2021-2027).

Este procedimento destina-se ao financiamento da requalificação do edifício 5 do Hospital Sousa Martins para instalação do departamento da Criança e da Mulher, da Unidade Local de Saúde da Guarda, da ampliação e remodelação do Serviço de Urgência do Polo Hospitais da Universidade de Coimbra do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e da requalificação do edifício da Cirurgia/Imagiologia do Instituto Português de Oncologia de Coimbra.

Para Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, citada no comunicado, “a área da saúde é prioritária para a região Centro”.

A dirigente sustenta que na estratégia para 2030 está estabelecido “como elemento diferenciador a criação de respostas para novos problemas sociais e a organização da rede territorial de suporte à prestação de serviços ao cidadão, como é o caso da saúde”.

Isabel Damasceno salienta que “estes apoios permitem uma maior capacidade de resposta dos hospitais às necessidades de prestação de serviços do dia-a-dia aos habitantes da região Centro”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights