Durante a visita, que decorreu nos serviços onde está a ser implementado o projeto, a Equipa Nacional teve a oportunidade de se reunir com membros do Conselho de Administração, médicos e enfermeiros da instituição e conhecer alguns procedimentos atuais e abordar alguns aspetos propostos para melhoria. O objetivo principal da reunião foi discutir a importância da liderança em todo o processo de controlo de infeção hospitalar, assim como conhecer o contexto local onde o projeto está a ser desenvolvido e as ações já realizadas.
Domingos Sousa salientou a importância do envolvimento de todos os profissionais na luta contra as infeções hospitalares: “O controlo de infeção é um desafio que exige um esforço conjunto de toda a equipa. A liderança é fundamental para criar um ambiente seguro e promover a cultura de melhoria.”
O Projeto Stop 2.0, promovido pela Direção-Geral da Saúde, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e o Institute for Health Improvement, tem como objetivo reduzir a incidência de cinco tipos de infeção hospitalar em 50%, no prazo de 3 anos. A ULS de Braga é uma das instituições que aderiu ao projeto e está empenhada em alcançar esta meta ambiciosa.
A ULS de Braga acredita que o Projeto Stop Infeção 2.0 será um contributo importante para a melhoria da qualidade e segurança dos cuidados de saúde prestados aos seus utentes.
PR/HN
0 Comments