Autarca avisa que encerramento noturno da urgência pediátrica em Viseu vai pressionar Tondela

21 de Maio 2024

A presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, avisou hoje que o encerramento noturno da urgência pediátrica em Viseu vai pressionar ainda mais a urgência geral do hospital do seu concelho.

“A pressão que está a haver na urgência [de Tondela] é muito grande, o serviço não está dimensionado para um aumento do número de casos”, afirmou a autarca social-democrata à agência Lusa.

A administração da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) informou, ao final da tarde de segunda-feira, que a urgência pediátrica estará encerrada ao exterior todos os dias no período noturno, entre as 20:00 e as 09:00, a partir de 01 de junho.

Desde março, já estava condicionada ao exterior no período noturno entre quinta-feira e domingo.

“As informações que nós temos é que, já durante o fim de semana, pelo facto de a urgência da pediatria de Viseu estar encerrada, havia um aumento do número de casos de crianças”, que não era habitual, contou Carla Antunes Borges.

Segundo a autarca, essa situação “complica e pressiona o serviço que é prestado” na urgência geral do hospital de Tondela, “que não consegue ter resposta” para este avolumar de casos.

Carla Antunes Borges disse entender que, numa situação de doença, “qualquer pai quer é que o filho seja atendido o mais depressa possível” e, não tendo resposta em Viseu, “claro que recorre ao hospital público e à urgência pública mais próxima, que é a do hospital de Tondela”.

“Não é solução dirigir as pessoas para Coimbra, para uma urgência pediátrica. Têm é que se encontrar soluções para que as crianças tenham uma resposta imediata”, defendeu.

A autarca lembrou que já há muito tempo vem alertando “para o facto de as urgências de Tondela não estarem a funcionar devidamente”.

“E agora ainda vem agravar mais a situação”, realçou, acrescentando que, “durante a noite, muitas vezes, verifica-se que só existe lá um médico e as respostas não estão a ser dadas à população como deve ser”.

À semelhança do que já tinha feito o presidente da Câmara de Viseu, Carla Antunes Borges criticou o facto de os autarcas não terem sido informados desta decisão da administração da ULSVDL, liderada por Nuno Duarte.

“Não conseguimos compreender que não haja qualquer contacto connosco, é um total desrespeito”, considerou.

A administração da ULSVDL justificou, em comunicado, que “para poder maximizar a disponibilidade dos pediatras durante o período de verão, sem impedir o legal direito ao gozo de férias, importa limitar a atividade assistencial da Urgência Pediátrica aos períodos diurnos e às situações de emergência em período noturno”.

Segundo a ULSVDL, a decisão visa “garantir disponibilidade para uma escala continuada de apoio à Urgência Interna e Bloco de Partos, evitando assim mais roturas assistenciais em cascata”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights