Concorrência dá “luz verde” à compra da Acorda e da Civitas pela farmacêutica Merz

6 de Junho 2024

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou esta quinta-feira não se opor ao controlo exclusivo pela farmacêutica Merz Pharma da AcordaTherapeutics e da Civitas Therapeutics, um negócio com impacto no mercado nacional.

Num comunicado divulgado na sua página eletrónica, o regulador avança que, na quarta-feira, o Conselho de Administração da AdC deliberou “adotar uma decisão de não oposição à operação de concentração, […] uma vez que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou numa parte substancial deste”.

A operação de concentração consiste na aquisição, pela Merz Pharma, “de todos os direitos globais, ativos e passivos relacionados com os produtos Fampyra e Ibrija e com a plataforma tecnológica Arcus da Acorda Therapeutics Inc. e da Civitas Therapeutics, Inc., bem como de todo o capital social emitido da empresa-mãe vendedora na Acorda Ireland”.

A Merz Pharma é uma empresa que atua na área da saúde, abrangendo um espetro de terapias para neurologia, hepatologia e dermatologia, carteira de injetáveis, dispositivos e produtos de cuidados da pele.

Segundo a AdC, em Portugal a Merz comercializa os medicamentos Xeomin e Axura, “utilizados como relaxante muscular e no tratamento da doença de Alzheimer moderada a grave”.

Relativamente ao negócio adquirido, a Concorrência refere que, em Portugal, “o único ativo relevante é o medicamento de prescrição médica, Fampyra, utilizado para ajudar a melhorar a marcha em adultos com esclerose múltipla, comercializado pela Biogen Netherlands, B.V. ao abrigo de um acordo de licença e colaboração”.

A Acorda Therapeutics é a empresa-mãe de um grupo de empresas com enfoque em terapias que restauram a função e melhoram a vida das pessoas com esclerose múltipla, doença de Parkinson e outras doenças neurológicas.

A Civitas Therapeutics é uma subsidiária integralmente detida, adquirida em 2014, devido ao seu programa de desenvolvimento do produto Inbrija e pela sua plataforma tecnológica Arcus, que permite a administração de medicamentos (nesta fase apenas o Inbrija) através de inalação, transformando as moléculas num pó seco leve e poroso.

A AdC recebeu a notificação prévia desta operação de concentração no dia 13 de maio.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FMUP dá as boas-vindas aos novos estudantes

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) recebe formalmente os novos estudantes colocados no âmbito do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, hoje dia 10 de setembro, às 11 horas.

Programa SPLIT expande tratamento personalizado da lombalgia a várias regiões do País

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Fisioterapia, que foi ontem assinalado sob a temática da lombalgia (dor lombar), a Ordem dos Fisioterapeutas, em parceria com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS), deu início à expansão do Programa SPLIT, que se encontra alinhado com o Plano Nacional de Saúde 2030, da Direção-Geral da Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights