APDPI: Incontinência urinária custa 69,1 mil milhões de euros por ano aos sistemas de saúde europeus

14 de Junho 2024

De acordo com o manifesto ‘An Urge to Act’ da Associação Europeia de Urologia, a incontinência urinária tem um impacto anual de 69,1 mil milhões de euros nos sistemas de saúde europeus, cujo valor deverá aumentar 25% até 2030

A Associação Portuguesa para a Disfunção Pélvica e Incontinência (APDPI) apela à ação urgente para enfrentar o crescente impacto da incontinência urinária nos sistemas de saúde europeus. Segundo o manifesto ‘An Urge to Act’ da Associação Europeia de Urologia, a incontinência urinária custa anualmente 69,1 mil milhões de euros aos sistemas de saúde da Europa, e estima-se que este valor aumente 25% até 2030.

Em Portugal, cerca de 600 mil pessoas são afetadas pela incontinência urinária, e entre 5 a 18% da população sofre de algum tipo de incontinência fecal. Para aumentar a consciencialização, combater o estigma social e incentivar a procura de ajuda médica, a Medtronic, em colaboração com a APDPI, lançou a campanha #AMochilaMaisPesada, que visa aliviar a carga emocional dos doentes e melhorar a sua qualidade de vida.

Joana Oliveira, presidente da APDPI, destaca a gravidade da situação: “Os dados do relatório europeu revelam um cenário alarmante: entre 55 a 60 milhões de europeus sofrem atualmente de problemas de saúde relacionados com a incontinência. Em Portugal, cerca de 600 mil pessoas são afetadas e, se não agirmos, estes números irão crescer, comprometendo ainda mais a qualidade de vida das pessoas”.

Além do impacto económico, as patologias do pavimento pélvico trazem uma pesada carga emocional. Medo, vergonha, estigma e insegurança são sentimentos comuns entre os doentes, levando quase metade deles a não procurar ajuda, apesar de existirem tratamentos eficazes.

A propósito da Semana Mundial da Continência, que se celebra de 17 a 23 de junho, a APDPI e a Medtronic reforçam a importância da sensibilização e do apoio aos doentes. “Na APDPI, trabalhamos diariamente para apoiar as pessoas diagnosticadas com incontinência e outras disfunções pélvicas. O peso emocional desta ‘mochila’ pode ser aliviado através de apoio e empatia por parte de todos nós”, afirma Joana Oliveira.

A campanha #AMochilaMaisPesada pretende mudar a perceção pública sobre a incontinência, incentivando a procura de ajuda médica e promovendo uma abordagem mais compassiva e informada para com os doentes.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha recebe Certificação da Qualidade de nível Bom

O Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha, pertencente à Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS Oeste), foi distinguido com a Certificação da Qualidade de ‘Nível Bom’ pelo Departamento da Qualidade da Direção-Geral da Saúde (DGS), segundo o modelo da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde. 

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Projeto do Centro Académico e Clínico de Coimbra vence Prémio Healthcare Excellence 2025 da APAH

O projeto “Implementação de uma Unidade de Ensaios Clínicos Académicos na ULS de Coimbra: Modelo de Apoio Integrado para Investigação Translacional com Impacto Real na Saúde da População” foi o vencedor da 12.ª edição do Prémio Healthcare Excellence 2025, atribuído pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) em parceria com a AbbVie. 

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights