Campanha ’Josephine explica a Escoliose‘ alerta para a importância de prestar atenção às costas das crianças

25 de Junho 2024

No dia 29 de junho, celebra-se o Dia Internacional de Sensibilização para a Escoliose. Em comemoração a esta data, a campanha "Josephine Explica a Escoliose" alerta para a importância do diagnóstico precoce desta condição ortopédica, crucial para evitar a sua progressão.

A escoliose, uma das alterações ortopédicas mais comuns durante o crescimento infantil, manifesta-se frequentemente a partir dos 10 anos e afeta cerca de 2 a 3% das crianças e jovens. Apesar da sua prevalência, apenas 1% dos casos requerem tratamento, que pode incluir o uso de um colete de correção ou, em situações mais severas, a realização de uma cirurgia à coluna.

Mais comum no sexo feminino, a escoliose pode causar desde um leve desconforto em casos mais leves até sérias complicações em casos graves, como a compressão dos órgãos internos devido à redução de espaço, o que pode impactar negativamente a esperança média de vida. Por isso, é essencial que os pais fiquem atentos às costas dos seus filhos e busquem um diagnóstico precoce junto a um especialista se notarem qualquer anomalia.

Com a chegada do verão e o uso mais frequente de roupas que deixam as costas à mostra, a campanha “Josephine Explica a Escoliose” recomenda que os pais observem os sinais da escoliose, como coluna em forma de C ou de S, um ombro mais alto que o outro, e assimetria na cintura ou nas costelas.

Após o diagnóstico, existem várias formas de aliviar os efeitos da escoliose, incluindo a prática de desportos. Fortalecer os músculos da coluna e do abdómen e reduzir o impacto na curvatura das costas são alguns dos benefícios do exercício físico.

Segundo o Dr. João Lameiras Campagnolo, médico ortopedista no Hospital Dona Estefânia e coordenador da campanha, “o tratamento adequado e atempado pode trazer efeitos muito positivos para todas as crianças e jovens que sofrem desta patologia. É, por isso, fundamental que os encarregados de educação e professores estejam atentos e consigam identificar os sinais da escoliose, encaminhando os jovens para uma consulta de avaliação o mais rapidamente possível.”

Lançada em 2016, a campanha nacional “Josephine Explica a Escoliose” tem como objetivo sensibilizar e esclarecer sobre a escoliose pediátrica. Com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Portuguesa de Pediatria, além do apoio da Medtronic, a campanha oferece recursos educativos e informativos para ajudar pais e educadores a reconhecerem os sinais da escoliose.

NR/HN/PR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Expansão do modelo ULS

Fernando Araújo é um dos autores de um artigo publicado na revista “Frontiers in Public Health”, em maio deste ano, que explica a história e perspetiva o futuro do modelo ULS.

Cérebro humano consegue distinguir vozes deepfake de vozes reais

Os nossos cérebros processam vozes naturais e vozes deepfake de forma diferente? Pesquisas realizadas na Universidade de Zurique indicam que sim. Num novo estudo, investigadores identificaram duas regiões cerebrais que respondem de maneira distinta a vozes naturais e a vozes deepfake.

Solidão e problemas de saúde mental estão interligados

Os resultados de um estudo realizado por investigadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), da Universidade de Oslo, da UiT Universidade do Ártico da Noruega, da OsloMet, do Hospital Universitário de Oslo e do Hospital Innlandet e publicados na BJPsych Open, mostram que pessoas solitárias têm maior probabilidade de tomar medicação para depressão, psicose e outros distúrbios mentais.

Pressão arterial elevada associada a pior cognição em adolescentes

Adolescentes com pressão arterial elevada e rigidez arterial podem experienciar funções cognitivas mais fracas, de acordo com um estudo recente finlandês realizado por investigadores das universidades de Jyväskylä e de Eastern Finland, ambas na Finlândia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights