Escola Superior de Saúde de Alcoitão integra consórcio para criar Centro de Excelência de Inovação Pedagógica

10 de Julho 2024

A Escola Superior de Saúde de Alcoitão (ESSAlcoitão) é uma das 25 instituições privadas de ensino superior que vão lançar este mês o Projeto Pedagogia XXI, que tem como objetivo promover a inovação e a excelência no ensino superior, através da criação de um Centro de Excelência de Inovação Pedagógica.

O projeto Pedagogia XXI insere-se no programa de Investimento Impulso Mais Digital, contando com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sob a gestão da Estrutura de Missão Recuperar Portugal e da Direção-Geral do Ensino Superior. Este projeto resulta da criação de um consórcio inovador que reúne 25 instituições privadas de ensino superior de norte a sul de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira.

Com um enfoque na construção de respostas aos desafios atuais do ensino superior, este projeto integra um amplo conjunto de medidas de desenvolvimento profissional dos docentes, designadamente no que concerne à articulação de competências pedagógicas e digitais com metodologias ativas de ensino, que fomentem o sucesso das aprendizagens dos estudantes e o bem-estar na relação pedagógica.

O consórcio partilha a visão estratégica relacionada com a relevância da criação de uma comunidade de aprendizagem focada na inovação pedagógica, no diálogo, partilha e reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas. O objetivo último do Projeto Pedagogia XXI consubstancia-se na criação de um Centro de Excelência e Inovação Pedagógica no Ensino Superior, que apoie o desenvolvimento de sinergias entre as diferentes instituições e fomente a criação de espaços de aprendizagem interativos, colaborativos e flexíveis, contribuindo para o desenvolvimento contínuo das práticas pedagógicas e, consequentemente, para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem.

Para Ana Isabel Vieira, diretora do Departamento de Fisioterapia da ESSAlcoitão, o Projeto Pedagogia XXI permitirá a esta Escola Superior alcançar vários objetivos: desenvolvimento profissional dos seus docentes; inovação e modernização pedagógica; melhoria de recursos e de infraestruturas; apoio à investigação e inovação; melhoria do sucesso académico e bem-estar dos estudantes; melhoria de sinergias e de colaboração interinstitucional; obtenção de financiamento e promoção da sustentabilidade; e aumento do reconhecimento da ESSAlcoitão.

Foi já criada a imagem do projeto Pedagogia XXI, no âmbito de um concurso aberto aos estudantes das instituições do ensino superior do consórcio. Foi escolhida a imagem construída pelo estudante Hugo Daniel Ferreira Mendes, do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto, que irá representar o projeto, integrando nos elementos imagéticos novos formatos de aprendizagem dentro e fora dos livros e edifícios, bem como processos de co-construção, retratando o âmbito do projeto Pedagogia XXI.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Expansão do modelo ULS

Fernando Araújo é um dos autores de um artigo publicado na revista “Frontiers in Public Health”, em maio deste ano, que explica a história e perspetiva o futuro do modelo ULS.

Cérebro humano consegue distinguir vozes deepfake de vozes reais

Os nossos cérebros processam vozes naturais e vozes deepfake de forma diferente? Pesquisas realizadas na Universidade de Zurique indicam que sim. Num novo estudo, investigadores identificaram duas regiões cerebrais que respondem de maneira distinta a vozes naturais e a vozes deepfake.

Solidão e problemas de saúde mental estão interligados

Os resultados de um estudo realizado por investigadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), da Universidade de Oslo, da UiT Universidade do Ártico da Noruega, da OsloMet, do Hospital Universitário de Oslo e do Hospital Innlandet e publicados na BJPsych Open, mostram que pessoas solitárias têm maior probabilidade de tomar medicação para depressão, psicose e outros distúrbios mentais.

Pressão arterial elevada associada a pior cognição em adolescentes

Adolescentes com pressão arterial elevada e rigidez arterial podem experienciar funções cognitivas mais fracas, de acordo com um estudo recente finlandês realizado por investigadores das universidades de Jyväskylä e de Eastern Finland, ambas na Finlândia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights