Neurocientista António Damásio apresenta conferência “Sobre a Fisiologia da Mente 2024” em Lisboa

10 de Julho 2024

A Fundação BIAL comemora este ano o seu 30.º aniversário e, para assinalar a data, traz a Portugal, no dia 9 de outubro, os neurocientistas António Damásio e Hanna Damásio, para a conferência, preparada em conjunto e apresentada pelo prestigiado cientista, "Sobre a Fisiologia da Mente 2024".

O evento terá lugar na Aula Magna da Universidade de Lisboa, pelas 17h, e inclui a cerimónia de entrega do Prémio Maria de Sousa 2024, promovido pela Ordem dos Médicos e pela Fundação BIAL.

A entrada é aberta ao público em geral, com inscrição obrigatória a partir de setembro. O link para a inscrição será divulgado no website da Fundação BIAL.

Para Luís Portela, presidente da Fundação BIAL, “a presença dos Professores António Damásio e Hanna Damásio na cerimónia de celebração dos 30 anos é motivo de grande satisfação, pela enorme admiração e estima pelo casal e gratidão pela sua presença, desde há muitos anos, no Conselho Científico da Fundação BIAL, presidido pelo primeiro”. Acrescenta ainda que “para a decisão de juntar a cerimónia de entrega do Prémio Maria de Sousa 2024 e a conferência dos 30 anos contribuiu o facto de o prestigiado casal ter mantido uma relação de profunda amizade com a cientista Maria de Sousa, que também foi administradora da Fundação”.

António Damásio é professor da cátedra David Dornsife de Neurociência, Psicologia e Filosofia, e diretor do Brain and Creativity Institute, na University of Southern California, em Los Angeles (EUA).

Neurologista e neurocientista, tem dado contributos fundamentais para a compreensão dos processos cerebrais subjacentes ao afeto, à tomada de decisões e à consciência. O seu trabalho teve grande impacto nas neurociências, psicologia e filosofia. Autor de várias centenas de artigos científicos, é considerado um dos mais eminentes neurocientistas da era moderna.

É autor de uma vasta obra, da qual se destacam “Descartes’ Error”, “The Feeling of What Happens” e “Looking for Spinoza”, entre outros títulos traduzidos em todo o mundo e ensinados em inúmeras universidades.

Membro da National Academy of Medicine, da American Academy of Arts and Sciences e da Academia das Ciências de Lisboa, foi homenageado com doutoramentos Honoris Causa de importantes universidades, alguns partilhados com a sua mulher Hanna, como por exemplo os da École Polytechnique Fédérale de Lausanne [EPFL] em 2011 e da Sorbonne [Université Paris Descartes] em 2015.

Hanna Damásio é professora da cátedra Dana Dornsife de Neurociência e diretora do Dana and David Dornsife Cognitive Neuroscience Imaging Center, na University of Southern California.

Utilizando a tomografia computorizada e a ressonância magnética, desenvolveu métodos de investigação da estrutura do cérebro humano e estudou funções como a linguagem, a memória e a emoção, utilizando tanto o método de estudo de lesões cerebrais como a neuroimagem funcional. Os seus contributos para a compreensão das bases neurais dos processos linguísticos são especialmente notáveis.

É licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde também se formou em Neurologia e Neuroanatomia. É membro da American Academy of Arts and Sciences e da American Neurological Association. Partilhou o Prémio Signoret e o Prémio Pessoa com António Damásio.

Mais informações disponíveis no site bialfoundation.com.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Doenças digestivas mais comuns

Um sistema digestivo equilibrado contribui para a absorção adequada dos nutrientes e o bom funcionamento do organismo.

Vila Nova de Gaia será palco da 18.ª Reunião do Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus da SPMI

Nos dias 25 e 26 de outubro, a cidade de Vila Nova de Gaia será palco da 18.ª Reunião do Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus (NEDM), organizada pela equipa de Gaia e presidida por Pedro Caiano Gil, um dos elementos dinamizadores do NEDM. Esta edição marca uma mudança significativa na organização, afastando-se da alçada direta do secretariado, como tem sido habitual nos últimos anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights