Prémio MSD/Maria José Nogueira Pinto atribuído a ateliê que alivia efeitos da doença mental

10 de Julho 2024

O ateliê “Açúcar e Canela”, que pretende mitigar os efeitos negativos da doença mental e da deficiência intelectual associados ao internamento prolongado, venceu a 12.ª edição do Prémio MSD/Maria José Nogueira Pinto, anunciou terça-feira a organização.

Em comunicado, a MSD Portugal explicou que o projeto foi desenvolvido pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e “contribui para a melhoria do bem-estar e da saúde de 24 pessoas adultas com doença mental e/ou deficiência intelectual internadas na Casa de Saúde da Idanha”, em Sintra, em Lisboa.

O “Açúcar e Canela” é um projeto social e terapêutico de pastelaria e ‘catering’ que surgiu do “interesse demonstrado pela área da culinária”, assentando “na mitigação dos efeitos negativos e evolutivos da doença, associados ao internamento prolongado, destacando-se o declínio da funcionalidade para várias atividades básicas e instrumentais da vida diária”.

O ateliê começou com a participação de quatro utentes, uma monitora e uma terapeuta ocupacional e, atualmente, conta com 24 utentes.

“Confeção de produtos alimentares de pastelaria baseada no princípio da alimentação saudável e sustentável, venda semanal em feiras sazonais internas, serviço de catering para atividades e eventos internos e “menus reunião” são algumas das atividades desenvolvidas”, lê-se no comunicado.

Também foram distinguidos, com Menções Honrosas, os projetos “Escola de Talentos”, da Ponto de Apoio à Vida – Associação de Solidariedade Social, de Lisboa, e “TREVO – Tratar, Revitalizar, Empoderar & Viver Origens”, do Centro Social do Vale do Homem, em Braga.

Criado em 2012, o Prémio MSD/Maria José Nogueira Pinto, no valor total de 20 mil euros, distingue o trabalho desenvolvido por pessoas, individuais ou coletivas, que se destaquem no contexto da responsabilidade social.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Doenças digestivas mais comuns

Um sistema digestivo equilibrado contribui para a absorção adequada dos nutrientes e o bom funcionamento do organismo.

Vila Nova de Gaia será palco da 18.ª Reunião do Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus da SPMI

Nos dias 25 e 26 de outubro, a cidade de Vila Nova de Gaia será palco da 18.ª Reunião do Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus (NEDM), organizada pela equipa de Gaia e presidida por Pedro Caiano Gil, um dos elementos dinamizadores do NEDM. Esta edição marca uma mudança significativa na organização, afastando-se da alçada direta do secretariado, como tem sido habitual nos últimos anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights