Gouveia quer celebrar “feitos da ciência em Portugal”

17 de Julho 2024

A cidade de Gouveia, no distrito da Guarda, recebe de 01 a 03 de agosto a Conferência Lusociência, evento que pretende celebrar os feitos da ciência em Portugal e distinguir o concelho e os gouveenses.

“Um evento promovido pelo investigador luso canadiano Mário Monteiro, com o principal objetivo de celebrar os feitos da ciência em Portugal, que o mesmo destaca como uma das melhores do mundo, procurando, simultaneamente, distinguir Gouveia e os gouveenses”, releva a Câmara Municipal de Gouveia numa nota enviada terça-feira à agência Lusa.

A autarquia salienta que Mário Monteiro, natural de Aldeias, no concelho de Gouveia, é professor de química na Universidade de Guelph, no Canadá e foi distinguido pela organização britânica vaccinenation.org, em colaboração com a World Vaccine Congress, como uma das 50 pessoas mais influentes em termos globais na área das vacinas, numa lista liderada por Bill Gates.

O investigador gouveense integrará o painel de oradores da Conferência Lusociência Gouveia 2024, que contará com a presença de 41 palestrantes destacados em diversas áreas como a saúde, a matemática, a física, a química, a biologia e que, durante três dias, estarão em Gouveia a debater a ciência e as áreas de investigação exploradas por cientistas portugueses, tanto em território nacional como no estrangeiro.

De acordo com a Câmara Municipal, a conferência Lusociência Gouveia 2024 pretende promover a excelência da ciência portuguesa, divulgar os recentes avanços científicos em Portugal e impulsionar o desenvolvimento do interior de Portugal.

A autarquia refere que a iniciativa visa também proporcionar momentos inspiradores e produtivos e ser um espaço de enriquecimento, motivando e incentivando os jovens a explorar o mundo da investigação.

O evento irá decorrer no Teatro Cine de Gouveia e a receção aos participantes está marcada para as 14:00 do dia 01 de agosto. A tarde será dedicada aos temas “Vacinas e Imunoterapias” e “Química e Alimentos”.

Na sexta-feira, 02 de agosto, serão abordados os temas “Química e Medicina”, “Doenças Neurodegenerativas e Crónicas”, “Toxicologia e Ambiente”, “Materiais e Produção” e “História e Cultura”.

O último dia do evento será dedicado ao tema do “Cancro”, “Infeção” e “Inteligência Artificial, Computação e Física”.

A Câmara Municipal de Gouveia refere que o evento é de participação gratuita e aberto ao público, mas de inscrição obrigatória através do formulário disponível no site da autarquia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Saliva ativa coagulação em pessoas com hemofilia A

Um estudo recente liderado pela Universidade Médica de Viena revelou que a saliva contém vesículas especiais que desencadeiam a rápida coagulação do sangue em pacientes com hemofilia A. A investigação, publicada na revista científica “Blood”, oferece novas perspetivas sobre os mecanismos de coagulação nesta doença hereditária, contribuindo significativamente para uma melhor compreensão da patologia.

Paulo Moreira: 36 Estratégias para Combater a Procrastinação

O psicólogo Paulo Moreira, autor do bestseller “Inteligência Emocional”, lança “Vencer a Procrastinação”, uma obra que explora a relação entre emoções e adiamento de tarefas. Em entrevista exclusiva, O especialista revela estratégias práticas para superar a procrastinação, destacando a técnica dos 5 minutos e o planeamento reverso. O autor enfatiza a importância da Inteligência Emocional na gestão do stress e ansiedade associados à procrastinação.

Perceção do peso da mão difere da perceção do peso de objetos, revela estudo

Investigadores da Birkbeck University of London descobriram que a perceção do peso das mãos é diferente da perceção do peso de objetos. O estudo, publicado na revista Cognition, revelou que uma mão percebida como maior é sentida como mais pesada, contrariando a ilusão de tamanho-peso observada em objetos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights