Estudantes do ensino básico e secundário celebram Dia Internacional do Microrganismo

22 de Julho 2024

No próximo dia 17 de setembro de 2024, a Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, será o palco da comemoração do Dia Internacional do Microrganismo.

Este evento, que decorre entre as 9h30 e as 17h00, promete reunir centenas de alunos do ensino básico e secundário de todo o país para uma jornada educativa e interativa com mais de 25 experiências científicas relacionadas com microrganismos.

Os estudantes terão a oportunidade de explorar o papel dos microrganismos no ambiente, na alimentação e na saúde, através de atividades práticas conduzidas por investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da ESB. Entre as experiências destacam-se temas como a produção de iogurtes, o uso de biomateriais no tratamento de feridas crónicas, a microbiologia dos alimentos, e a importância dos microrganismos no microbioma humano.

Joana Barbosa, investigadora e membro da organização, sublinha a importância do evento como uma forma de sensibilizar os jovens para o mundo dos microrganismos, mencionando que “as células humanas constituem apenas 43% da contagem total de células do corpo, sendo que o resto são microrganismos”.

Paula Castro, diretora da ESB, reforça a missão da faculdade de promover a literacia científica desde os primeiros níveis de ensino, destacando a necessidade de motivar e sensibilizar os jovens para as áreas STEM – ciência, tecnologia, engenharia e matemática – antes mesmo de chegarem à universidade.

Este evento gratuito exige inscrição obrigatória até ao dia 30 de agosto e celebra anualmente a data em que, em 1683, Antonie van Leeuwenhoek descreveu pela primeira vez os microrganismos numa uma carta à Real Sociedade de Londres. Uma efeméride que convida todos a ver o lado positivo dos microrganismos.

Para mais informações e inscrições, visite o site oficial da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

PR/NR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

APDP denuncia falhas na aplicação do direito ao esquecimento para pessoas com diabetes

No Dia Mundial da Diabetes, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal alerta que a Lei do Direito ao Esquecimento não está a ser cumprida na prática. A associação recebe queixas de discriminação no acesso a seguros e crédito, defendendo que a condição clínica não pode ser um obstáculo à realização pessoal e profissional. A regulamentação da lei está em fase de auscultação pública, mas persiste o receio de que não garanta plena equidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights