Falta um mês para o encerramento das candidaturas ao Prémio BIAL de Medicina Clínica 2024

30 de Julho 2024

Os candidatos à 21ª edição do Prémio BIAL de Medicina Clínica têm até 31 agosto para submeterem as suas obras de investigação na área clínica.

Promovido pela Fundação BIAL, o Prémio BIAL de Medicina Clínica tem um valor de 100 mil euros e pretende galardoar uma obra intelectual original, de índole médica, com tema livre e dirigida à prática clínica, que represente um trabalho com resultados de grande qualidade e relevância. O trabalho vencedor terá publicação em primeira edição exclusiva impressa e/ou digital.

Além da obra premiada, poderão ainda ser atribuídas Menções Honrosas (no máximo duas) no valor de 10 mil euros cada.

José Melo Cristino, Presidente do Júri, sublinha a relevância deste galardão no incentivo à investigação na área da medicina clínica: “Representa um dos mais antigos e prestigiados galardões na área da Saúde em Portugal, pelo que esperamos receber candidaturas de elevada qualidade e relevância científica com aplicabilidade na comunidade”.

Ao longo das edições realizadas, este Prémio acompanhou a evolução e as tendências da Medicina, tendo distinguido diversos trabalhos no âmbito das doenças civilizacionais, genética, medicina molecular, imagiologia, terapêuticas substitutivas e regenerativas, entre muitos outros. Na última edição, que teve a cerimónia de entrega em 2023, foram premiadas obras sobre autismo, tumores cerebrais e hipertensão arterial.

Desde a sua instituição, o Prémio BIAL analisou 703 obras candidatas e mobilizou 1823 investigadores, médicos e cientistas de 21 países. Em 20 edições, distinguiu 108 trabalhos de 310 autores, tendo sido editadas e distribuídas gratuitamente aos profissionais de saúde 43 obras premiadas, num total de mais de 326.000 exemplares.

O Prémio BIAL de Medicina Clínica tem procurado dar notoriedade aos profissionais de saúde de língua portuguesa que realizam um trabalho de excelência, quer pela expressão pecuniária do prémio, quer pela distribuição gratuita à classe médica portuguesa da 1ª edição impressa e/ou digital da obra premiada”, refere Luís Portela, Presidente da Fundação BIAL.

Para além de José Melo Cristino (Faculdade de Medicina – U. Lisboa), o Júri inclui Jaime Branco (Faculdade de Ciências Médicas | Nova Medical School – U. Nova de Lisboa), Miguel Castelo-Branco (Faculdade de Ciências da Saúde – U. Beira Interior), Henrique Cyrne Carvalho (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – U. Porto), João Forjaz de Lacerda (Faculdade de Medicina – U. Lisboa), Helena Leitão (Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas – U. Algarve), José Miguel Pêgo (Escola de Medicina – U. Minho), Carlos Robalo Cordeiro (Faculdade de Medicina – U. Coimbra) e Amândio Rocha Sousa (Faculdade de Medicina – U. Porto).

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Internamento do Hospital de Amarante terá 150 novas camas

O internamento do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai ter mais 150 camas, alargamento incluído numa obra que deverá começar no próximo ano e custará 14 milhões de euros, descreveu hoje fonte da ULS Tâmega e Sousa.

Combinação de fármacos mostra potencial para melhorar tratamento do cancro colorretal

Estudo pré-clínico liderado pela Universidade de Barcelona descobriu um mecanismo metabólico que explica a resistência das células de cancro colorretal ao fármaco palbociclib. A investigação demonstra que a combinação deste medicamento com a telaglenastat bloqueia essa adaptação das células, resultando num efeito sinérgico que reduz significativamente a proliferação tumoral, abrindo caminho para futuros ensaios clínicos

XIV Congresso da FNAM debate futuro do SNS em momento decisivo

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai realizar nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, em Viana do Castelo, o seu XIV Congresso, sob o tema “Que Futuro Queremos para o SNS?”. Este encontro, que terá lugar no Hotel Axis, surge num contexto de grande incerteza para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e reunirá mais de uma centena de delegados de todo o país.

Motards apoiam prevenção do cancro da próstata no “Novembro Azul”

No âmbito do “Novembro Azul”, mês dedicado à sensibilização para o cancro no homem, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) organiza a iniciativa “MEN – Motards Embrace November”, um passeio solidário de motociclistas que combina a paixão pelas duas rodas com a promoção da saúde masculina.

Hospital de Vila Real investe 13 milhões na ampliação da urgência

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) anunciou um investimento de 13 milhões de euros para a ampliação do serviço de urgência do Hospital de Vila Real. O valor, financiado a 50% pelo programa Norte 2030, destina-se a melhorar as condições de trabalho dos profissionais e o atendimento aos utentes.

André Gomes (SMZS) “Médicos satisfeitos não precisam de ser prestadores de serviços”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, André Gomes, recém-eleito presidente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) para o triénio 2025-2028, traça as prioridades do mandato. O foco absoluto é inverter a perda de poder de compra e a degradação das condições de trabalho no SNS. A estratégia passa por pressionar o Ministério da Saúde, já em mediação, para repor direitos como as 35 horas e atualizar salários. Combater a precariedade e travar a fuga de médicos para o privado e internacional são outras batalhas, com a defesa intransigente de um SNS público como bandeira

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights