Zimbabué já vacinou mais de 200.000 pessoas contra a cólera desde janeiro

10 de Agosto 2024

O Zimbabué, em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS), já vacinou mais de 200.000 pessoas desde o lançamento, em janeiro, de uma campanha de imunização contra a cólera, anunciaram as autoridades sanitárias.

Esta campanha de imunização surgiu na sequência de um surto, atualmente erradicado, que no início do ano matou mais de 700 pessoas e teve quase 35.000 casos confirmados nesta nação, que faz fronteira com Moçambique.

A campanha foi realizada nos oito distritos mais afetados do país, como Chegutu, Chiredzi, Masvingo e Sanyati, que se caracterizam por uma forte atividade mineira artesanal e por um acesso limitado a água potável.

Segundo o diretor-geral dos Incidentes de Cólera no Ministério da Saúde e dos Cuidados Infantis, Isaac Phiri, a nação continua vigilante e focada nos esforços para reforçar o sistema de saúde e criar “resiliência contra futuros surtos”.

Embora a vacinação não elimine completamente a ameaça, fornece uma camada adicional de proteção, especialmente em áreas com acesso limitado a água potável e saneamento.

Ao administrar estas vacinas, a campanha ajudou a criar imunidade nas populações de alto risco, reduzindo a probabilidade de propagação da doença e protegendo as comunidades de potenciais surtos durante um período de seis a 12 meses.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sindicato de Enfermeiros anuncia adesão à greve geral

Os enfermeiros vão aderir à greve geral em 11 de dezembro, em protesto contra o Acordo Coletivo de trabalho proposto pela tutela e o Pacote Laboral, que dizem precarizar contratos e retirar benefícios, anunciou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

FNAM critica mudança do conceito de SNS e adere à greve geral de 11 de dezembro

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) realizou o seu XIV Congresso em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de novembro, reunindo mais de uma centena de participantes. Durante o encontro, foram debatidas e reafirmadas as prioridades estratégicas para a defesa da carreira médica e para a preservação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal, de qualidade e próximo da população. 

Novembro azul: AFP incentiva homens a cuidar da saúde

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) assinala hoje, 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata com o lançamento da campanha “novembro azul”, centrada numa mensagem clara e mobilizadora dirigida aos homens: “Ser forte é cuidar de si”.

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights