Mpox: Venezuela implementa vigilância epidemiológica para turistas

20 de Agosto 2024

A Venezuela anunciou a implementação de um programa de vigilância epidemiológica para a Mpox, que inclui a realização de testes a turistas provenientes de países com casos confirmados da doença.

“Nos aeroportos e portos vai realizar-se a monitorização dos viajantes provenientes de países onde se confirmem surtos”, explicou na segunda-feira em comunicado a ministra de Ciência e Tecnologia, Gabriela Jiménez.

O documento, divulgado em Caracas através das redes sociais, refere que para entrar no país, os turistas “devem registar no formulário de vigilância epidemiológica o estado de saúde e os dados pessoais para acompanhamento médico, a fim de detetar precocemente quaisquer casos suspeitos”.

“O nosso país dispõe da capacidade médica, tecnológica e científica e das equipas interinstitucionais de resposta imediata para abordar esta situação de forma integral e oportuna, garantindo o diagnóstico, os cuidados médicos, o acompanhamento e a monitorização necessários com a aplicação das recomendações emitidas pela Organização Mundial da Saúde”, acrescentou.

Na nota, refere-se ainda que a Venezuela está a preparar a aquisição da vacina para garantir “o reforço da vedação epidemiológica” a grupos populacionais com elevado risco de exposição, como imunodeprimidos, grávidas, trabalhadores do sexo e pessoas com múltiplos parceiros sexuais e contactos próximos com casos confirmados.

Segundo as autoridades venezuelanas, a Mpox é uma doença sem tratamento específico, sendo necessário garantir o alívio dos sintomas, evitar complicações e prevenir sequelas a longo prazo.

“Os médicos e o pessoal de saúde do país estão preparados e, através do Ministério do Poder Popular para a Saúde, ser-lhes-á garantido o necessário para a realização de testes moleculares e para a prestação de cuidados no caso de doentes positivos”, disse.

A Venezuela vai iniciar ações para sensibilizar os profissionais de saúde para a possibilidade de infeção, dando formação para que possam identificar, isolar e tratar os casos. Vai realizar, além disso, campanhas para informar a população sobre os sintomas, medidas preventivas e a importância de deslocar-se ao centro de saúde em caso de suspeita.

Antes conhecida como “varíola dos macacos”, esta é uma doença viral que se propaga dos animais para os seres humanos, mas também é transmitida por contacto físico próximo com uma pessoa infetada com o vírus.

A Mpox foi descoberta pela primeira vez em seres humanos em 1970, na atual RDCongo (antigo Zaire), com a propagação do subtipo clade I (do qual a nova variante é uma mutação), que desde então tem estado principalmente confinado a países da África Ocidental e Central, onde os doentes são geralmente infetados por animais.

Em 2022, um surto do subtipo clade II propagou-se a uma centena de países onde a doença não era endémica, afetando principalmente homens homossexuais e bissexuais e causou cerca de 140 mortes num total estimado de 90.000 casos.

A OMS declarou um alerta máximo em julho de 2022 em resposta a este surto mundial, mas levantou-o menos de um ano depois, em maio de 2023.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha recebe Certificação da Qualidade de nível Bom

O Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha, pertencente à Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS Oeste), foi distinguido com a Certificação da Qualidade de ‘Nível Bom’ pelo Departamento da Qualidade da Direção-Geral da Saúde (DGS), segundo o modelo da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde. 

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Projeto do Centro Académico e Clínico de Coimbra vence Prémio Healthcare Excellence 2025 da APAH

O projeto “Implementação de uma Unidade de Ensaios Clínicos Académicos na ULS de Coimbra: Modelo de Apoio Integrado para Investigação Translacional com Impacto Real na Saúde da População” foi o vencedor da 12.ª edição do Prémio Healthcare Excellence 2025, atribuído pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) em parceria com a AbbVie. 

A formação da opinião está a ser comandada por algoritmos

O advogado Adolfo Mesquita Nunes afirma, em entrevista à Lusa, que o processo de formação de opinião já não está a ser mediado por jornais, televisão ou amigos, mas por algoritmos, ou seja, tornou-se mais passivo.

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights