De acordo com um comunicado enviado à agência Lusa, com o novo serviço fica também assegurado o atendimento, em caso de doença aguda, através da modalidade de consulta aberta, no horário de funcionamento da Unidade de Saúde Familiar (USF).
“As mudanças agora em vigor permitem melhorar significativamente o acompanhamento e a prestação de cuidados de saúde dos grupos vulneráveis e de risco”, lê-se no documento.
A equipa multidisciplinar assegurará, ainda, atividade assistencial complementar a todos os cidadãos aos sábados, domingos e feriados.
Para Hugo de Sousa Lopes, da Administração da Unidade Local de Saúde Tâmega e Sousa, trata-se de um passo muito importante na melhoria dos cuidados de saúde.
“A partir de agora, os utentes não deixam de ser atendidos no caso de um profissional de saúde estar indisponível por algum motivo”, sinalizou.
Entretanto, a edifício que acolhe a unidade de São Cipriano será requalificado, com um investimento de 200 mil euros ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
As obras que permitirão melhorar as condições de segurança dos utentes e dos profissionais de saúde, refere-se no comunicado, acrescentando-se que também estão previstos trabalhos de requalificação dos edifícios de Resende e de São Martinho de Mouros, a cargo da Câmara de Resende.
As mudanças hoje anunciadas vão beneficiar cerca de 10 mil pessoas.
Com as mudanças no modelo de organização dos cuidados de saúde primários no concelho haverá mudanças nos horários de funcionamento dos polos.
O edifício na sede do concelho funcionará de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 20:00, o polo de São Martinho de Mouros, nos dias úteis, das 09:00 às 17:00, e o polo de São Cipriano, à terça-feira e à sexta-feira, das 09:00 às 17:00.
NR/HN/Lusa
0 Comments