Ricardo Baptista Leite é o Primeiro Português Selecionado como Líder Global da Fundação Obama

20 de Setembro 2024

Ricardo Baptista Leite, CEO da ‘HealthAI – The Global Agency for Responsible AI in Health’, e fundador & presidente da ‘UNITE Parliamentarians Network for Global Health’, foi anunciado como um dos Líderes Globais da Fundação Obama para o biénio 2024-2025, o primeiro português a ser selecionado para o programa ‘Leaders Europe’, que engloba 36 líderes europeus.

Este programa, que conta com a participação de 205 líderes de todo o mundo, visa desenvolver competências de liderança e envolvimento cívico, permitindo aos participantes aumentar o impacto do seu trabalho nos setores público, privado e social.

Ricardo Baptista Leite é um médico luso-canadiano com formação em doenças infeciosas e com uma vasta experiência em saúde global, sistemas de saúde e políticas públicas. Antes de se tornar CEO da ‘HealthAI – The Global Agency for Responsible AI in Health’, com sede em Genebra, o Dr. Leite cumpriu quatro mandatos como Deputado à Assembleia da República, nas comissões de saúde e dos negócios estrangeiros. É vereador em Sintra e exerceu anteriormente o cargo de vice-presidente da Câmara de Cascais. É também o fundador e presidente da ‘UNITE Parliamentarians Network for Global Health’, uma rede de atuais e antigos parlamentares de 112 países em todo o mundo. Com mais de 15 anos de experiência académica, é Presidente do Board do Harvard-Charité Global Health Policy Lab em Berlim e Chair do ‘Center for Global Health’ na NOVA IMS, em Lisboa. Completou estudos de pós-graduação na Universidade Johns Hopkins, na Harvard Kennedy School of Government e na Harvard Medical School. Trabalhou como médico no Serviço Nacional de Saúde português durante vários anos, incluindo um estágio na Organização Mundial de Saúde.

Mais recentemente, serviu como médico voluntário durante mais de um ano durante a pandemia de COVID no Hospital de Cascais, em Portugal, e serviu igualmente como médico voluntário no âmbito de uma missão humanitária no Hospital Regional de Lviv, na Ucrânia, durante o primeiro verão após o início da guerra.

De acordo com Ricardo Baptista Leite, “Como um dos Obama Leaders, estou ansioso por aprender e trabalhar com um grupo impressionante de líderes globais e com a Fundação Obama para causar mudanças quer a nível local como global. Mal posso esperar por começar! “

O programa inclui sessões interativas semanais e oportunidades de networking, com o objetivo de capacitar os líderes para impulsionar mudanças positivas nas suas comunidades. Lançado em 2020, o ‘Leaders Europe’ tem como foco questões como a crise climática, a democracia, a diversidade e os direitos dos refugiados.

A ‘UNITE Parliamentarians Network for Global Health’, fundada em 2017, é a única rede global de parlamentares focada em saúde global, colaborando com parceiros como a Organização Mundial de Saúde para promover a elaboração de políticas que melhorem os resultados de saúde a nível mundial.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cientistas portugueses desvendam segredos da LAMA2-CMD

Investigadores da Faculdade de Ciências da ULisboa identificam como a falta de laminina-α2 afeta o desenvolvimento muscular na distrofia muscular congénita Tipo 1A, abrindo portas para novas terapias contra esta doença rara

Ser mãe depois do cancro? Sim, é possível

Com os avanços na Oncologia e na Medicina da Reprodução, ser mãe após o cancro tornou-se uma possibilidade real, abrindo uma janela de esperança para muitas mulheres.

MAIS LIDAS

Share This