Atividades assinalam Dia Nacional de movimento e atividade física para pessoas com doença crónica

24 de Setembro 2024

Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável e a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde promovem atividades físicas para doentes crónicos para assinalar o Dia Nacional de movimento e atividade física para pessoas com doença crónica.

Passear, correr, praticar exercício físico, dançar, relaxar, fazer rastreios ou experimentar alimentação saudável, são algumas das atividades que vão decorrer no MOV.ONIC@ — Dia Nacional de movimento e atividade física para pessoas com doença crónica.

A iniciativa é dedicada a todas as pessoas com doença crónica, dos mais novos aos mais velhos, e decorre este sábado, dia 28 de setembro, entre as 10h30 e as 15h30, no Estádio 1.º de Maio do INATEL, em Lisboa.

O objetivo passa por sensibilizar a população para a importância da atividade física e alimentação no controlo e gestão de doenças crónicas, através de ações concretas de saúde pública que contribuem para o bem-estar e qualidade de vida dos participantes.

O evento, com entrada livre, é dinamizado pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), presidida pela Dra. Cristina Vaz de Almeida, e pelo Coordenador do Plano Nacional de Envelhecimento Ativo e Saudável, Nuno Marques, em colaboração com cerca de 50 parceiros, como sociedades, associações de doentes e instituições, como é o caso do CIDEFES – Universidade Lusófona, INATEL, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e da Direção-Geral da Saúde (DGS).

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novembro azul: AFP incentiva homens a cuidar da saúde

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) assinala hoje, 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata com o lançamento da campanha “novembro azul”, centrada numa mensagem clara e mobilizadora dirigida aos homens: “Ser forte é cuidar de si”.

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

Denis Gabriel: “Cada Minuto Conta” na Luta Contra o AVC

Num exclusivo Healthnews, o neurologista Denis Gabriel, membro da Direção da SPAVC, traça o retrato do AVC em Portugal. Dos avanços na trombectomia aos erros comuns no reconhecimento de sintomas, da urgência temporal crítica aos fatores de risco modificáveis, o especialista desmonta a doença e deixa um alerta: “Cada Minuto Conta”. Uma conversa essencial sobre a principal causa de morte no país.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights