Algarve 2030 lança aviso de concurso para financiar Centro Oncológico do Sul

1 de Outubro 2024

O programa Algarve 2030 lançou o aviso do concurso para o financiamento do Centro Oncológico de Referência do Sul, com uma dotação de oito milhões de euros, infraestrutura que prevê assistir anualmente 3.500 utentes.

A unidade tecnológica de diagnóstico e terapêutica especializada na prevenção e tratamento do cancro vai ser construída pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve, um investimento estimado de 12 milhões de euros, anunciou em comunicado a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

O Centro Oncológico de Referência do Sul vai ficar instalado no Parque das Cidades, nos arredores da capital algarvia, num terreno cedido pelos municípios de Loulé e de Faro, junto ao qual está prevista a construção do Hospital Central do Algarve.

De acordo com a CCDR/Algarve, a criação do centro na região algarvia “permitirá cobrir necessidades de uma área de influência de 800.000 pessoas”, em capacidade de diagnóstico oncológico, estadiamento e seguimento de doentes, “dinamizando igualmente uma área de investigação na região, com a inerente captação de recursos humanos qualificados”.

O investimento nesta infraestrutura de saúde, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, “insere-se na Estratégia Nacional da Luta contra o Cancro 2021/2030, liderada pelo Ministério da Saúde”, refere a entidade regional.

A medida, adianta, “estabelece os objetivos e investimentos necessários para melhorar o acesso atempado aos serviços públicos de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças oncológicas no horizonte 2030”.

“A prioridade para este investimento estruturante foi proposto” pela CCDR/Algarve à Comissão Europeia, no âmbito da elaboração do Portugal 2030, destaca a entidade regional.

Este investimento, financiado por fundos comunitários, “visa corrigir a reconhecida desigualdade regional no acesso a cuidados de prevenção, tratamento e cuidados oncológicos, considerando a inexistência de estrutura especializada do Serviço Nacional de Saúde entre Lisboa e Sevilha”, conclui a nota da CCDR/Algarve.

O aviso do concurso que tem como entidade beneficária a (ULS) do Algarve, ex-Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), decorre até ao dia 30 de dezembro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Agnese Cattaneo sobre os desafios e o futuro do tratamento da epilepsia

A iniciativa Headway aborda questões importantes na saúde cerebral e mental em toda a Europa. Lançada em 2017 pela The European House – Ambrosetti (TEHA), um Think Tank italiano, em parceria com a Angelini Pharma, parte da Angelini Industries de propriedade privada, a iniciativa tem como objetivo criar uma plataforma multidisciplinar para reflexão estratégica, análise, diálogo e comparação entre várias experiências europeias na gestão de indivíduos afetados por perturbações mentais.

MAIS LIDAS

Share This