Gilead firma acordos para ampliar acesso a medicamento preventivo do HIV

4 de Outubro 2024

A Gilead assinou acordos de licenciamento com 6 farmacêuticas para produção de versões genéricas do lenacapavir, novo fármaco injetável para prevenção do HIV, visando maior acessibilidade em 120 países de rendimento baixo e médio-baixo.

A farmacêutica norte-americana Gilead Sciences anunciou recentemente a celebração de acordos com seis empresas para fabrico de versões genéricas do lenacapavir, um novo medicamento injetável para prevenção do HIV. O objetivo é aumentar o acesso a esse fármaco preventivo a custos mais baixos em 120 países de rendimento baixo e médio-baixo.

Os acordos de licenciamento voluntário e isentos de royalties foram firmados com as empresas Dr. Reddy’s, Emcure, Eva Pharma, Ferozsons, Hetero e Mylan. Após aprovação regulatória, essas empresas poderão produzir e fornecer o lenacapavir nesses países a preços reduzidos, sem pagar royalty à Gilead.

A medida visa acelerar a introdução de versões genéricas acessíveis do lenacapavir para profilaxia pré-exposição ao HIV nesses países em desenvolvimento. A Gilead também planeja inicialmente fornecer o medicamento a custo zero até que a produção das farmacêuticas genéricas atenda plenamente a demanda.

Além da prevenção, os acordos abrangem também o uso do lenacapavir no tratamento de adultos com HIV resistente a múltiplos medicamentos. O fármaco mostrou alta eficácia com administração a cada 6 meses em testes clínicos recentes.

A Gilead iniciará os processos de aprovação regulatória do lenacapavir ainda em 2024 e priorizará o registro em 18 países que concentram cerca de 70% dos casos de HIV. O objetivo é garantir acesso rápido até a produção das versões genéricas estar estabelecida.

Os acordos refletem a estratégia da Gilead de permitir acesso amplo e sustentável ao lenacapavir globalmente, se aprovado como novo método de prevenção do HIV. A empresa vem ampliando o licenciamento de versões genéricas dos seus medicamentos contra HIV e hepatites a custos reduzidos.

O lenacapavir encontra-se ainda em fase experimental e aguarda aprovação regulatória em todo o mundo. Atualmente, não existe cura para o HIV ou AIDS. Os novos acordos visam aumentar o acesso à prevenção e tratamento da doença nos países mais afetados.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

Urgências em Portugal: quase 16 milhões de atendimentos em dois anos e meio

As urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal registaram quase 16 milhões de atendimentos entre 2022 e junho de 2024, uma procura que se mantém elevada e é mais do dobro da média verificada nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights