Prémio Maria de Sousa distingue cinco jovens investigadores portugueses

9 de Outubro 2024

Cinco investigadores portugueses recebem o Prémio Maria de Sousa, atribuído pela Ordem dos Médicos e Fundação BIAL. Os projetos premiados abrangem áreas como células estaminais e acidente vascular cerebral

A Ordem dos Médicos e a Fundação BIAL anunciaram hoje os vencedores da quarta edição do Prémio Maria de Sousa, um galardão que visa distinguir e apoiar jovens investigadores portugueses na área das ciências da saúde.

Os cinco laureados, todos com idade igual ou inferior a 35 anos, são Maria Arez, Pedro Nascimento Alves, Ana Rita Araújo, Samuel Gonçalves e Joana Gaifem. Cada um receberá até 30 mil euros para desenvolver o seu projeto de investigação, incluindo um estágio num centro internacional de excelência.

Os projetos premiados abrangem diversas áreas da saúde:

Maria Arez, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, investigará uma nova abordagem para corrigir defeitos em células estaminais pluripotentes induzidas.
Pedro Nascimento Alves, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, estudará a modulação personalizada dos circuitos de neurotransmissores em doentes com AVC.
Ana Rita Araújo, do i3S da Universidade do Porto, focará na capacidade proliferativa dos tecidos envelhecidos para manter o bom funcionamento dos órgãos.
Samuel Gonçalves, da Universidade do Minho, investigará a regulação da imunidade antifúngica no contexto de doença respiratória fúngica.
Joana Gaifem, também do i3S, estudará o papel dos glicanos na dinâmica hospedeiro-microbioma na doença inflamatória intestinal.
A cerimónia de entrega do prémio ocorrerá hoje, às 17:00, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa. O evento contará com a presença do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, do bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, e do presidente da Fundação BIAL, Luís Portela.

O júri que selecionou os vencedores foi presidido pelo neurocientista Rui Costa, presidente e diretor executivo do Allen Institute, nos Estados Unidos.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha recebe Certificação da Qualidade de nível Bom

O Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha, pertencente à Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS Oeste), foi distinguido com a Certificação da Qualidade de ‘Nível Bom’ pelo Departamento da Qualidade da Direção-Geral da Saúde (DGS), segundo o modelo da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde. 

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Projeto do Centro Académico e Clínico de Coimbra vence Prémio Healthcare Excellence 2025 da APAH

O projeto “Implementação de uma Unidade de Ensaios Clínicos Académicos na ULS de Coimbra: Modelo de Apoio Integrado para Investigação Translacional com Impacto Real na Saúde da População” foi o vencedor da 12.ª edição do Prémio Healthcare Excellence 2025, atribuído pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) em parceria com a AbbVie. 

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights