Abrantes adjudica empreitada de nova Unidade de Saúde Familiar por 2ME

18 de Outubro 2024

A Câmara de Abrantes adjudicou por 2 milhões de euros a empreitada de construção de uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF) com capacidade para 11 mil utentes e prazo de execução de 540 dias, anunciou hoje o município.

Segundo a Câmara de Abrantes, o projeto de “requalificação da Escola Primária de Alferrarede para instalação da Unidade de Saúde Familiar Norte de Abrantes” define uma área de abrangência de 210 quilómetros quadrados (km2) e um total de cerca de 11.100 utentes, respeitantes às freguesias do norte do concelho, ficando “todo o território coberto” por USF.

O projeto visa minimizar a situação de falta de médicos de família naquele município do distrito de Santarém.

“Este novo equipamento e o modelo organizativo de gestão, que amplia a capacidade de captação de profissionais de saúde, vai garantir a criação de uma equipa de médicos, enfermeiros e assistentes técnicos para garantir cuidados primários de saúde a centenas de utentes do norte do concelho atualmente sem médico de família”, declarou o presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, citado em nota informativa.

Em declarações à Lusa, em agosto, o autarca disse que este é um “investimento muito significativo, que tem o apoio do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] de 1,5 milhões de euros”, e uma “parte substancial de financiamento do próprio município” para concretizar a obra.

“Nós temos duas USF a funcionar […], mas temos de efetivar este modelo organizacional também no norte do concelho, a partir de Alferrarede, juntando aqui os polos de Carvalhal, Mouriscas e Rio de Moinhos”, declarou, salientando que a reorganização dos serviços de saúde no concelho é “muito importante” para minimizar o problema da falta de médicos de família.

A futura USF terá como zona de abrangência as freguesias de Abrantes e Alferrarede, Aldeia do Mato e Souto, Carvalhal, Fontes, Martinchel, Mouriscas e Rio de Moinhos, locais onde, atualmente, “a grande maioria destes utentes se encontra sem médico de família” atribuído.

No âmbito do projeto, a antiga Escola Primária das Hortas, em Alferrarede, será ampliada, ocupando o terreno do antigo recreio, e será dotada, numa área global de 2.052 metros quadrados, de quatro áreas funcionais compostas por entrada/receção, apoio administrativo, prestação de cuidados de saúde e apoio geral.

Com esta USF, indica o município, pretende-se atribuir médico de família aos 11.100 utentes inscritos nas freguesias abrangidas, oito mil dos quais na União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, 1.400 no polo de Mouriscas, 1.100 no polo de Rio de Moinhos e 600 utentes no polo de Carvalhal.

A assistência a prestar inclui visitas domiciliárias, consultas programadas e consultas não programadas dos cuidados primários como saúde infantil, saúde materna, planeamento familiar, diabetes, doenças cardiovasculares, rastreios oncológicos e o cumprimento do Plano Nacional de Vacinação, entre outros.

Por outro lado, acrescenta, o funcionamento da USF Norte “será assegurado por uma equipa multiprofissional que poderá ser constituída por seis médicos, seis enfermeiros e seis administrativos”.

Com a entrada em funcionamento da USF Norte de Abrantes, o atual polo de saúde de Alferrarede funcionará com o objetivo de acolher todos os serviços da unidade de recursos assistenciais partilhados, nomeadamente as consultas de higiene oral, medicina dentária, nutrição, psicologia, fisioterapia, cardiopneumologia, podologia e serviço social.

A adjudicação do procedimento para “Requalificação da Antiga Escola Primária de Alferrarede para instalação da Unidade de Saúde Familiar Norte de Abrantes” foi adjudicada à firma “Manteivias-Engenharia e Construção, S.A.”, pelo montante de 2.049.700,00€, acrescidos de IVA, e apresenta um prazo de execução de 540 dias a contar da data de consignação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de cólera em Angola aumentam para 422 e mortes para 24

Angola reportou, nas últimas 24 horas, mais 39 casos de cólera, totalizando 422, dos quais 80 declarados positivos, com mais dois óbitos confirmados, num total de 24, segundo o boletim informativo do Ministério da Saúde divulgado às 18:00.

UMinho desvenda segredos do cérebro sobre prazer e aversão

Investigadores da Universidade do Minho descobriram que neurónios D1 e D2 no núcleo accumbens trabalham em conjunto para processar estímulos positivos e negativos, contrariando a visão tradicional de que seriam rivais. O estudo, publicado na Nature Communications, oferece novas perspetivas sobre o sistema de recompensa cerebral.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights