MEDGICAL: Quando a tecnologia devolve o olhar do médico ao paciente

21 de Outubro 2024

MEDGICAL, ferramenta inovadora desenvolvida em Portugal, transforma consultas médicas reduzindo burocracia e permitindo mais tempo com pacientes. Projeto-piloto na Joaquim Chaves Saúde mostra resultados promissores

A tecnologia está a revolucionar a forma como os médicos realizam as consultas em Portugal. A MEDGICAL, uma inovadora ferramenta desenvolvida no país, está a transformar o paradigma das consultas médicas, permitindo que os profissionais de saúde dediquem mais tempo aos pacientes e menos à burocracia.

Atualmente em fase de projeto-piloto na Joaquim Chaves Saúde (JCS) desde 2 de setembro, a MEDGICAL foi um dos projetos vencedores do BI Award for Innovation in Healthcare, uma iniciativa da Boehringer Ingelheim. Esta ferramenta promete resolver um problema há muito identificado no setor da saúde: o tempo excessivo que os médicos dedicam a tarefas administrativas.

Estudos indicam que cerca de 50% do tempo dos médicos é consumido por tarefas burocráticas, o que se traduz em aproximadamente 30 milhões de horas desperdiçadas anualmente só no Serviço Nacional de Saúde. A MEDGICAL visa mudar esta realidade, permitindo que os médicos se concentrem no que realmente importa: o cuidado ao paciente.

Bruno Castilho, cardiologista e co-fundador da MEDGICAL, explica que a tecnologia, apesar dos seus benefícios, teve um impacto negativo na relação médico-paciente. Com a MEDGICAL, os médicos podem voltar a sentar-se frente a frente com os pacientes, mantendo o contacto visual e a comunicação direta, sem a necessidade de se preocuparem com anotações durante a consulta.

A ferramenta realiza os registos de forma automática, adaptando-se a cada especialidade médica. No final da consulta, o médico tem acesso a todos os registos clínicos com um simples clique. Esta funcionalidade não só melhora a qualidade do atendimento, como também otimiza os recursos do sistema de saúde. Castilho estima que se 20% dos médicos em Portugal utilizassem a aplicação, seria possível realizar mais 2,5 milhões de consultas.

Além de melhorar a eficiência, a MEDGICAL também promete beneficiar a saúde mental dos profissionais de saúde. A redução da carga burocrática pode diminuir o risco de burnout e de erros médicos, permitindo que os profissionais se concentrem no que mais os motiva: cuidar dos pacientes.

Outro aspeto importante da MEDGICAL é a melhoria na transmissão de informações entre médicos de diferentes especialidades. A ferramenta gera notas clínicas padronizadas, facilitando a compreensão e reduzindo o risco de interpretações erróneas, especialmente em situações de urgência ou quando um paciente é atendido por diferentes especialistas.

Na Joaquim Chaves Saúde, onde o projeto-piloto está em curso, a receção tem sido extremamente positiva. Daniel Ferreira, coordenador do Serviço de Cardiologia e do Serviço de Informação Clínica da JCS, destaca que a MEDGICAL oferece “o melhor dos dois mundos”: permite manter o contacto visual com o paciente durante toda a consulta, sem a necessidade de digitar informações, e ainda gera anotações completas em menos de meio minuto.

O projeto-piloto na JCS começou com a especialidade de Cardiologia e já se expandiu para a Medicina Geral e Familiar. A intenção é alargar o uso da ferramenta para o máximo de especialidades e médicos possível. A implementação da MEDGICAL é simples, requerendo apenas um microfone de mesa conectado ao computador e acesso a uma página de internet para login.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Futuro da farmácia em Portugal: consumidores apostam em serviços clínicos e equilíbrio entre digital e humano

Um estudo da consultora 2Logical para a Inizio engage, realizado em Fevereiro de 2026 com 300 residentes em Portugal, revela que 94% dos utentes classificam a experiência actual nas farmácias como muito positiva. Apesar da satisfação, 37% acreditam que o papel destes estabelecimentos será ainda mais importante nos próximos cinco anos, enquanto 60% esperam que se mantenha igualmente relevante

Mortes por enfarte aumentam entre jovens adultos nos EUA, sobretudo em mulheres

A taxa de mortalidade por enfarte agudo do miocárdio voltou a crescer entre a população com menos de 55 anos nos Estados Unidos, depois de anos de aparente estabilização ou descida. A conclusão é de um estudo publicado esta quinta-feira no Journal of the American Heart Association, que analisou perto de um milhão de primeiros internamentos hospitalares entre 2011 e 2022. As mulheres surgem como o grupo mais vulnerável, com taxas de mortalidade superiores às dos homens e menor recurso a procedimentos invasivos para diagnóstico e tratamento.

Raquel Abrantes: “Standards GS1 podem gerar poupanças de 790 milhões de euros na saúde em Portugal”

Raquel Abrantes, Diretora de Qualidade e Standards da GS1 Portugal, analisa a maturidade do setor da saúde na adoção da identificação única. Em entrevista exclusiva, aborda os desafios da interoperabilidade, o impacto da bula digital na experiência do utente e como a normalização de dados está a gerar ganhos de eficiência e a reforçar a segurança dos doentes em Portugal

SPG e Fundação do Futebol lançam campanha nacional contra o cancro colorretal

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) lançou uma campanha nacional de consciencialização no âmbito do Mês da Prevenção para o Cancro Colorretal, que se celebra em março. A iniciativa, que tem como lema “Há atrasos que custam a ultrapassar, outros não dão uma segunda oportunidade”, conta com o apoio da Fundação do Futebol – Liga Portugal, que irá promover a campanha durante os jogos da 26.ª jornada da Liga Betclic e Liga Meu Super.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights