Tiago Botelho nomeado presidente do Conselho de Administração da ULS Algarve

31 de Outubro 2024

A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) nomeou Tiago Botelho Martins da Silva para a presidência do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve, segundo um despacho a que a agência Lusa teve acesso.

Tiago Botelho era até agora administrador do departamento cirúrgico e também coordenador da Unidade Local de Gestão do Acesso da área hospitalar na ULS do Algarve.

Entre os novos membros estão também Ana Paula Fidalgo, como diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares e até agora diretora da unidade AVC da ULS Algarve, e Anabela Simões, como enfermeira diretora e até agora coordenadora da unidade de cuidados na Comunidade Dunas de Portimão.

Rubina Correia, nomeada pelo anterior Governo em janeiro, mantém-se em exercício como diretora clínica dos Cuidados de Saúde Primária.

Fazem ainda parte do novo conselho de administração da ULS do Algarve José Carlos Júnior e Ana Marreiros, como vogais executivos.

A nova equipa foi nomeada hoje, tendo já iniciado funções, depois de a direção executiva do SNS ter exonerado, na quarta-feira, a anterior administração, que tinha tomado posse em 01 de novembro de 2023 para um mandato de três anos.

Em comunicado, a ULS Algarve refere que o novo presidente é licenciado em Economia, com especialização em Ciências Económicas e Empresariais, tendo sido vogal do Conselho Diretivo da já extinta Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve durante seis anos.

Tiago Botelho foi ainda “adjunto do secretário de Estado da Saúde no XIV Governo Constitucional, tendo nesse âmbito integrado a equipa conjunta com o Ministério das Finanças que preparou o projeto de empresarialização dos hospitais do SNS”, lê-se na nota.

“O novo presidente do Conselho de Administração assegura à comunidade algarvia e aos profissionais da ULS Algarve um compromisso de continuidade na aposta em assuntos fundamentais, como a construção do novo Hospital Central do Algarve, o Centro Oncológico de Referência do Sul e o reforço da cobertura de médicos de família à população”, acrescenta a entidade gestora.

Numa reunião conjunta de transição de pastas realizada hoje, o novo administrador comprometeu-se com a anterior equipa a manter o contacto nas próximas semanas para que a transição decorra “sem sobressaltos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Internamentos sociais disparam 83% em dois anos e custam 95 milhões ao SNS

A taxa de internamentos considerados inapropriados – situações que poderiam ser tratadas em ambiente não hospitalar – cresceu quase 20% nos últimos dois anos. Os custos associados a estas permanências dispararam 83%, pressionando a sustentabilidade financeira do sistema de saúde e revelando falhas na articulação com a rede social

Quase 15% dos utentes continuam sem médico de família atribuído no SNS

Apesar de uma ligeira melhoria em 2024, 14,5% dos utentes inscritos nos cuidados de saúde primários continuam sem médico de família atribuído. As assimetrias regionais são gritantes, com Lisboa e Vale do Tejo a concentrar a maior fatia desta carência, levantando sérias questões sobre a equidade no acesso à saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights