SPAVC abre candidaturas a Bolsa no valor de 5.000€ para projetos de investigação em doença vascular cerebral

8 de Novembro 2024

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) reafirma o seu compromisso com a investigação científica ao abrir as candidaturas para a Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes, destinada a financiar projetos inovadores na área da Doença Vascular Cerebral.

Anualmente, a SPAVC seleciona e apoia financeiramente o projeto de investigação que mais se destaca entre as candidaturas recebidas, ajudando a concretizar a sua realização, total ou parcialmente. Para a edição de 2024, a bolsa será novamente no valor de 5.000€. “Concorrer à Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes é uma oportunidade única para os profissionais que desejam fazer a diferença na área do AVC. Esta bolsa permite não só o financiamento do projeto, mas também o reconhecimento do trabalho e o acesso a uma vasta rede de investigadores”, explica o Prof. Vítor Tedim Cruz, presidente da Direção da SPAVC.

Os candidatos interessados têm até ao dia 25 de janeiro de 2025 para submeter as suas candidaturas, por via eletrónica, dirigidas à Direção da SPAVC, através do email secretariado@spavc.org. O regulamento, que pode ser consultado online, através do website da SPAVC, detalha vários aspetos relacionados com o processo de candidatura, incluindo critérios de avaliação, a composição do júri e as etapas de acompanhamento. Conforme o documento, apenas serão aceites os projetos que incluam atividades científicas realizadas, pelo menos em parte, em instituições portuguesas. Os projetos selecionados terão um prazo máximo de dois anos para execução, contado a partir da data de atribuição da bolsa.

A Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes oferece uma oportunidade única para gerar dados que podem revolucionar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do AVC, em Portugal.

A homenagem ao Prof. Castro Lopes, incluída na designação da bolsa desde 2023, continuará a ser uma forma de reconhecimento da contribuição histórica do fundador da SPAVC. “É uma forma de eternizar o seu legado e a sua visão inspiradora, que moldaram a SPAVC e o panorama da investigação sobre AVC no nosso país. O Prof. Castro Lopes foi um líder incansável, dedicando-se não só ao avanço científico, mas também à formação das novas gerações de profissionais. Esta homenagem reflete o nosso reconhecimento pelo seu papel marcante nos cuidados de que hoje dispomos, em Portugal, para os doentes com AVC”, sublinha o médico neurologista.

O anúncio do vencedor da Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes terá lugar na cerimónia de encerramento do 19.º Congresso Português do AVC, marcada para o dia 31 de janeiro de 2025, no Sheraton Porto Hotel.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

LIVRE questiona Primeiro-Ministro sobre a privatização do Serviço Nacional de Saúde

Durante o debate quinzenal na Assembleia da República, a deputada do LIVRE, Isabel Mendes Lopes, dirigiu questões ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, relativamente a declarações proferidas pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra d’Almeida, esta manhã, em Atenas, num evento da Organização Mundial de Saúde.

Ana Paula Gato defende fortalecimento dos centros de saúde no SNS

Ana Paula Gato, enfermeira e professora coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, apresentou  uma análise detalhada do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, numa iniciativa realizada no Auditório João Lobo Antunes da Faculdade de Medicina de Lisboa. A sua intervenção focou-se na importância dos centros de saúde como pilar fundamental do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e na necessidade de reforçar os cuidados de proximidade.

MAIS LIDAS

Share This