Papa elogia dadores de sangue “num mundo contaminado pelo individualismo”

9 de Novembro 2024

O Papa Francisco elogiou hoje os dadores de sangue pelo seu “gesto altruísta e anónimo” num “mundo contaminado pelo individualismo”, ao receber os membros da Federação Italiana das Associações de Dadores de Sangue (Fidas).

“Este gesto faz-vos felizes. Dão gratuitamente aos outros uma parte importante de vós próprios, o vosso sangue, e conhecem certamente a felicidade que advém da partilha”, disse o Papa.

“[Num mundo] contaminado pelo individualismo, que muitas vezes vê nos outros mais um inimigo a combater do que um irmão a confrontar, o vosso gesto desinteressado e anónimo é um sinal que vence a indiferença e a solidão, ultrapassa fronteiras e quebra barreiras”, acrescentou.

Francisco enfatizou que “o dador não sabe para quem vai o seu sangue, nem a pessoa que recebe uma transfusão sabe quem é o seu benfeitor”.

“E o próprio sangue, nas suas funções vitais, é um símbolo eloquente: não olha para a cor da pele, nem para a filiação étnica ou religiosa do recetor, mas entra humildemente onde pode, tentando chegar, correndo pelas veias, por todas as partes do organismo, para lhe trazer energia. É assim que o amor funciona”, sustentou.

Segundo o Papa, “neste sentido, é significativo o gesto de estender o braço que é feito no momento da dádiva. É muito semelhante ao que Jesus fez na sua Paixão, quando estendeu voluntariamente o seu corpo na cruz”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Pedro Maciel Barbosa: “O SNS possui uma dimensão ética e afetiva”

O Observatório da Fundação para a Saúde apresentou hoje o seu relatório sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), numa iniciativa que visa analisar e comunicar de forma abrangente e compreensível o futuro e a transformação necessária do sistema de saúde português.

Constantino Sakellarides: A Importância da Comunicação em Saúde

Na apresentação do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, o Professor Constantino Sakellarides partilhou uma experiência pessoal para ilustrar a importância da comunicação eficaz em saúde e o papel crucial do novo Observatório

João Eurico da Fonseca analisa desafios do Serviço Nacional de Saúde

Na apresentação do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, o Professor João Eurico da Fonseca ofereceu uma análise profunda dos desafios enfrentados pelo Serviço Nacional de Saúde, comparando-os ao processo de diagnóstico e tratamento médico

ULS Médio Tejo inova com teleconsultas em Tomar

ULS Médio Tejo lança projeto-piloto de teleconsultas em São Pedro de Tomar, oferecendo atendimento remoto por especialistas em Medicina Geral e Familiar, melhorando o acesso aos cuidados de saúde primários.

MAIS LIDAS

Share This