Autarcas exigem do Governo reunião e soluções para Urgência de Castro Verde

13 de Novembro 2024

A exigência foi apresentada hoje pelos presidentes das câmaras de Castro Verde, Aljustrel, Almodôvar, Mértola e Ourique, no distrito de Beja, após reunião com o conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA). A reunião, solicitada “com caráter de urgência” pelos autarcas, todos eleitos pelo PS, teve por objetivo analisar com […]

A exigência foi apresentada hoje pelos presidentes das câmaras de Castro Verde, Aljustrel, Almodôvar, Mértola e Ourique, no distrito de Beja, após reunião com o conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

A reunião, solicitada “com caráter de urgência” pelos autarcas, todos eleitos pelo PS, teve por objetivo analisar com a ULSBA o possível encerramento do SUB de Castro Verde em vários dias deste mês de novembro, devido às ausências de médicos.

No seguimento do encontro, os autarcas exigiram que, “face à gravidade destes problemas, o Ministério da Saúde defina rapidamente soluções capazes que salvaguardem e defendam as populações destes concelhos”, disse àOs autarcas dos concelhos servidos pelo Serviço de Urgência Básica (SUB) de Castro Verde exigem uma reunião urgente com o Governo e “soluções capazes” para colmatar os possíveis dias de fecho deste equipamento, por falta de médicos. agência Lusa o presidente do Município de Castro Verde, António José Brito.

“Ainda hoje vamos solicitar uma reunião conjunta e com caráter de urgência com a senhora ministra da Saúde”, Ana Paula Martins, revelou o mesmo autarca.

Durante a reunião com a ULSBA, indicou, os autarcas, “com espírito colaborativo e construtivo, voltaram a manifestar total disponibilidade para colaborar em soluções, mas, ao mesmo tempo, exigiram respostas concretas que evitem este sério problema no SUB de Castro Verde”.

Em paralelo, os eleitos defenderam ainda que, “ao nível das insuficiências existentes nos centros de saúde de Aljustrel e Mértola, também sejam criadas soluções objetivas”, acrescentou.

Na última sexta-feira, o presidente da Câmara de Castro Verde revelou à Lusa que o SUB do centro de saúde da vila deverá estar encerrado, “sucessivamente, por períodos de 12 horas, pelo menos seis dias durante o mês de novembro”.

E, esta sexta-feira, realçou, “há mesmo a possibilidade de encerramento durante 24 horas”.

Esta situação já motivou críticas da aperte da CDU de Castro Verde, que agendou ainda uma concentração para sábado, pelas 10:30, em frente ao centro de saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Internamento do Hospital de Amarante terá 150 novas camas

O internamento do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai ter mais 150 camas, alargamento incluído numa obra que deverá começar no próximo ano e custará 14 milhões de euros, descreveu hoje fonte da ULS Tâmega e Sousa.

Combinação de fármacos mostra potencial para melhorar tratamento do cancro colorretal

Estudo pré-clínico liderado pela Universidade de Barcelona descobriu um mecanismo metabólico que explica a resistência das células de cancro colorretal ao fármaco palbociclib. A investigação demonstra que a combinação deste medicamento com a telaglenastat bloqueia essa adaptação das células, resultando num efeito sinérgico que reduz significativamente a proliferação tumoral, abrindo caminho para futuros ensaios clínicos

XIV Congresso da FNAM debate futuro do SNS em momento decisivo

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai realizar nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, em Viana do Castelo, o seu XIV Congresso, sob o tema “Que Futuro Queremos para o SNS?”. Este encontro, que terá lugar no Hotel Axis, surge num contexto de grande incerteza para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e reunirá mais de uma centena de delegados de todo o país.

Motards apoiam prevenção do cancro da próstata no “Novembro Azul”

No âmbito do “Novembro Azul”, mês dedicado à sensibilização para o cancro no homem, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) organiza a iniciativa “MEN – Motards Embrace November”, um passeio solidário de motociclistas que combina a paixão pelas duas rodas com a promoção da saúde masculina.

Hospital de Vila Real investe 13 milhões na ampliação da urgência

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) anunciou um investimento de 13 milhões de euros para a ampliação do serviço de urgência do Hospital de Vila Real. O valor, financiado a 50% pelo programa Norte 2030, destina-se a melhorar as condições de trabalho dos profissionais e o atendimento aos utentes.

André Gomes (SMZS) “Médicos satisfeitos não precisam de ser prestadores de serviços”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, André Gomes, recém-eleito presidente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) para o triénio 2025-2028, traça as prioridades do mandato. O foco absoluto é inverter a perda de poder de compra e a degradação das condições de trabalho no SNS. A estratégia passa por pressionar o Ministério da Saúde, já em mediação, para repor direitos como as 35 horas e atualizar salários. Combater a precariedade e travar a fuga de médicos para o privado e internacional são outras batalhas, com a defesa intransigente de um SNS público como bandeira

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights