Hospitais privados celebram acordo de formação e investigação com estudantes do setor da saúde

14 de Novembro 2024

Associação de Estudantes da Escola Nacional de Saúde Pública adere à APHP como associado observador.

A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) assinou, com a Associação de Estudantes da Escola Nacional de Saúde Pública (AEENSP), um acordo inovador, o primeiro desta associação patronal com um organismo representativo de estudantes, que se enquadra numa dinâmica mais ampla de resposta à escassez de recursos humanos na área da Saúde.

O acordo, que inclui a integração da AEENSP como associado observador da APHP, visa a formação e capacitação de profissionais, o desenvolvimento de projetos de investigação, a facilitação de estágios, a organização de eventos e a divulgação mútua de iniciativas, com foco na inovação dos serviços hospitalares privados e no desenvolvimento de competências profissionais em ambiente hospitalar privado.

«Este protocolo é promissor. De facto, pela primeira vez estabelecemos uma relação formal com uma das associações de estudantes da área da Saúde e assumimos que o ecossistema da Saúde beneficia do diálogo e do trabalho em conjunto. Por outro lado, criamos agora a base para uma série de atividades que vão criar oportunidades de formação e investigação aos membros da AEENSP, enquanto permitirá aos hospitais privados partilhar experiências e usufruir de novas perspetivas e contributos para a melhoria da organização dos prestadores de cuidados de saúde», explica Oscar Gaspar, presidente da APHP.

Teresa Soares, presidente da AEENSP, esclarece, por sua vez, que «esta colaboração fortalecerá significativamente as sinergias entre as duas instituições, contribuindo de forma concreta para a melhoria contínua do ecossistema de saúde em Portugal».

«Esta assinatura é um marco estratégico na aproximação entre o setor académico e o setor privado da saúde. Este acordo visa promover o desenvolvimento de competências, inovação e investigação, proporcionando oportunidades de formação e estágios tanto para alunos como para profissionais de saúde, respondendo às crescentes exigências do setor», complementa André Marques, responsável pelas Parcerias e Empreendedorismo da AEENSP.

A APHP espera que este seja o primeiro de muitos acordos com associações congéneres de estudantes, demonstrando assim que a hospitalização privada portuguesa está disponível para colaborar ativamente na sua formação académica e científica, bem como em contexto hospitalar.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Pedro Maciel Barbosa: “O SNS possui uma dimensão ética e afetiva”

O Observatório da Fundação para a Saúde apresentou hoje o seu relatório sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), numa iniciativa que visa analisar e comunicar de forma abrangente e compreensível o futuro e a transformação necessária do sistema de saúde português.

Constantino Sakellarides: A Importância da Comunicação em Saúde

Na apresentação do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, o Professor Constantino Sakellarides partilhou uma experiência pessoal para ilustrar a importância da comunicação eficaz em saúde e o papel crucial do novo Observatório

João Eurico da Fonseca analisa desafios do Serviço Nacional de Saúde

Na apresentação do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, o Professor João Eurico da Fonseca ofereceu uma análise profunda dos desafios enfrentados pelo Serviço Nacional de Saúde, comparando-os ao processo de diagnóstico e tratamento médico

ULS Médio Tejo inova com teleconsultas em Tomar

ULS Médio Tejo lança projeto-piloto de teleconsultas em São Pedro de Tomar, oferecendo atendimento remoto por especialistas em Medicina Geral e Familiar, melhorando o acesso aos cuidados de saúde primários.

MAIS LIDAS

Share This