Projeto para atendimento de crianças com autismo nas urgências vence prémio

23 de Novembro 2024

O projeto Via Azul, dedicado ao atendimento de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) nos serviços de urgência pediátrica, venceu a 2.ª edição do Prémio Best Ideas in Healthcare, promovido pela Ordem dos Médicos, foi hoje anunciado.

Esta distinção foi hoje conhecida durante o Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, em Lisboa, tendo-se destacado como a ideia “mais inovadora e impactante para melhorar o sistema de saúde em Portugal”.

Em comunicado, a Ordem dos Médicos explica ainda que o projeto Via Azul, implementa um “circuito personalizado para atender às particularidades” das crianças com PEA, “proporcionando-lhes um ambiente adaptado às suas exigências sensoriais, e profissionais de saúde capacitados para oferecer cuidados individualizados”.

“Esta abordagem permite que as crianças e as suas famílias tenham um conhecimento prévio do espaço e dos procedimentos, tornando a experiência hospitalar mais acolhedora e adequada às suas necessidades”, acrescenta.

Projetos como estes são “fundamentais para assegurar que todos os doentes, em particular aqueles com necessidades especiais, tenham um atendimento nos serviços de saúde mais humanizado e eficiente,” afirma o bastonário da Ordem dos Médicos, citado na nota.

Já Ricardo Constantino, partner e head of Health & Public Sector da NTT DATA Portugal, que apoia estes prémios, sublinha que este projeto demonstra “como a tecnologia e o desenho de soluções centradas nas pessoas podem fazer realmente diferença na vida dos doentes e das suas famílias”.

Além da “Via Azul”, foram reconhecidos outros projetos, como a plataforma PauliCare, dedicada ao apoio aos cuidados paliativos, o dispositivo Heka Vision, que aumenta a precisão nas cirurgias de cancro da mama, a plataforma de dados de saúde Humanos e o SNS Hub 4, uma solução digital para a gestão logística hospitalar.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

Menos arsénio na água diminui mortes por cancro e doenças cardíacas

Um estudo recente publicado na revista científica JAMA revela que a diminuição dos níveis de arsénio na água potável está associada a uma redução significativa da mortalidade por doenças crónicas, incluindo cancro e doenças cardiovasculares. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights