Jovens talentos da cardiologia portuguesa distinguidos pela APIC

25 de Novembro 2024

APIC distingue seis jovens cardiologistas em duas categorias de intervenção. Francisco Albuquerque e Inês Neves, da ULS Lisboa Ocidental, vencem principais prémios entre 48 candidaturas nacionais.

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) acaba de revelar os vencedores do Prémio Jovem Cardiologista de Intervenção 2024, com Francisco Barbas de Albuquerque e Inês Ferreira Neves, ambos da ULS Lisboa Ocidental (Hospital de Santa Marta), a conquistarem os primeiros lugares nas categorias de Intervenção Coronária e Estrutural, respetivamente.

A competição, que recebeu este ano um número recorde de 48 candidaturas de todo o país, visa estimular a investigação científica e a formação entre os médicos mais jovens da especialidade. Francisco Albuquerque destacou-se com um trabalho sobre desafios trombóticos, enquanto Inês Neves apresentou um estudo sobre complicações em procedimentos TAVI.

Quatro outros jovens médicos receberam menções honrosas. Na categoria de Intervenção Coronária, foram distinguidos Catarina Almeida, da ULS São João, com um trabalho sobre Tetralogia de Fallot, e Mónica Dias, da ULS de Braga. Na vertente Estrutural, as menções foram atribuídas a Mafalda Griné, da ULS de Coimbra, e Margarida Figueiredo, também do Hospital de Santa Marta.

A reunião anual, que decorreu entre 7 e 9 de novembro em Peniche, foi ainda palco da primeira edição do Prémio Portuguese Publications Hall of Fame, conquistado por Francisco Albuquerque, da ULS Lisboa Ocidental, com um estudo sobre mortalidade após substituição valvular aórtica transcateter.

Todos os trabalhos apresentados serão publicados num suplemento da Revista Portuguesa de Cardiologia, contribuindo para o desenvolvimento científico da especialidade em Portugal. Pedro Jerónimo de Sousa, Presidente da Reunião, destacou a importância desta iniciativa para o desenvolvimento profissional dos jovens cardiologistas de intervenção.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Faltam cabras e pastores nas terras da chanfana

 A chanfana começa a ser, por estas alturas, alvo de festivais gastronómicos em diversos concelhos do interior do distrito de Coimbra, mas no território faltam cabras e pastores.

Tiago superou uma depressão e quer combater preconceitos

Tiago Valente enfrentou uma depressão, reencontrou-se com a ajuda do triatlo e hoje assume a missão de combater os estigmas e preconceitos associados à saúde mental masculina porque “um homem também chora” e “pedir ajuda é um ato de coragem”.

Demissão do CEO : Sem Liderança, o SNS Não Avança

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Egito com hospitais em alerta para receber feridos de Gaza

O Egito colocou em alerta os seus hospitais e equipas médicas, principalmente nas cidades do norte do Sinai, para receber feridos e doentes da Faixa de Gaza após a entrada em vigor do cessar-fogo no enclave, prevista para domingo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights