Mais de metade dos portugueses nunca fez teste de VIH, revela estudo

26 de Novembro 2024

Um estudo revela que mais de metade dos portugueses nunca realizou um teste para o VIH e que persistem preconceitos e desinformação sobre a doença, apesar da maioria reconhecer a sua gravidade.

Um estudo divulgado hoje, por antecipação ao Dia Mundial de Luta contra a Sida, que assinala a 1 de dezembro, revela que mais de metade dos portugueses nunca realizaram um teste para o VIH. O estudo, conduzido pela Spirituc para a ViiV Healthcare, expõe lacunas significativas no conhecimento e perceções da população portuguesa sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e a sida.

Apesar de 95,2% da população saber o que é sida e 84,2% reconhecer o VIH, o estudo aponta para a persistência de preconceitos e desinformação. 51,6% dos inquiridos associam a doença a “perfis específicos”, como utilizadores de drogas injetáveis (83,9%) e homens homossexuais (77,4%). Além disso, 43,6% acreditam, erradamente, que receber uma transfusão de sangue em instituições oficiais na União Europeia representa um risco de infeção por VIH.

O conhecimento sobre prevenção também se revelou alarmante, com apenas 13% dos inquiridos a conhecerem a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), um medicamento eficaz na prevenção do VIH. Adicionalmente, 55% dos inquiridos nunca realizaram o teste de VIH e apenas 57% estariam dispostos a pagar por medicamentos preventivos.

André Mendes, diretor-geral da ViiV Healthcare, afirma que “os resultados deste estudo são um alerta para a necessidade de intensificar os esforços na luta contra o VIH em Portugal”. Mendes destaca a importância de investir em campanhas de sensibilização abrangentes que desmistifiquem a doença, promovam a testagem e informem sobre as opções de prevenção.

O estudo também revela que, apesar de a maioria dos inquiridos se sentir confortável a discutir VIH com profissionais de saúde, apenas 16,6% recordam ter visto alguma campanha de sensibilização no último ano. A esmagadora maioria, 92,8%, defende o aumento destas iniciativas, com foco na televisão e redes sociais.

A ViiV Healthcare apela a um esforço conjunto para combater a desinformação, promover a testagem e garantir o acesso à prevenção e tratamento para todos, sem estigma nem discriminação. O futuro da luta contra o VIH/SIDA dependerá da capacidade de informar e sensibilizar a população na sua totalidade, construindo uma sociedade mais justa e inclusiva.

O estudo ‘Awareness da População Portuguesa sobre VIH’ foi realizado entre 18 de setembro e 2 de outubro de 2024, com uma amostra de 600 questionários à população portuguesa, através de uma metodologia quantitativa e questionários online.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A ética da verdade em tempos de desinformação

Abel García Abejas, Médico
MGF Cuidados Paliativos; Doutorando em Medicina, Docente de Bioética na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

Sindicato de Enfermeiros anuncia adesão à greve geral

Os enfermeiros vão aderir à greve geral em 11 de dezembro, em protesto contra o Acordo Coletivo de trabalho proposto pela tutela e o Pacote Laboral, que dizem precarizar contratos e retirar benefícios, anunciou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

FNAM critica mudança do conceito de SNS e adere à greve geral de 11 de dezembro

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) realizou o seu XIV Congresso em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de novembro, reunindo mais de uma centena de participantes. Durante o encontro, foram debatidas e reafirmadas as prioridades estratégicas para a defesa da carreira médica e para a preservação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal, de qualidade e próximo da população. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights