Europa recomenda reembolso de aplicações digitais de saúde

28 de Novembro 2024

 A União Europeia (UE) propôs que todos os países membros implementem um sistema que permita o reembolso de aplicações e dispositivos médicos digitais, em resposta ao crescente uso de tecnologias de saúde. 

Atualmente, cerca de 350.000 aplicações móveis de saúde são descarregadas diariamente em todo o mundo, mas a maioria delas não está regulamentada nem certificada, o que representa um risco para cidadãos e profissionais de saúde.

Em Lisboa, no dia 27 de novembro de 2024, foi enfatizada a necessidade urgente de Portugal regular a transição digital no sector da saúde.

A criação da Agência para a Transição Digital e dos Dados em Saúde foi sugerida como uma medida essencial para gerir o reembolso de aplicações digitais e regulamentar a utilização de inteligência artificial e dados em saúde.

A Alemanha já avançou com a Lei dos Cuidados de Saúde Digitais, introduzindo o conceito de “aplicações mediante receita médica”, que serve de modelo para outros estados-membros da UE.

O EIT Health Innostars pode desempenhar um papel fundamental nesta transição, promovendo iniciativas que melhorem a preparação de Portugal neste contexto. A proposta inclui a implementação de um modelo de comparticipação nacional para aplicações digitais de saúde, visando aumentar a equidade e acessibilidade dos serviços.

É vital envolver todas as partes interessadas neste processo, definindo um quadro de qualidade que promova uma cultura de cuidados de saúde baseados em valor (VBHC). Um modelo como o da Orcha, que avalia aplicações na área da saúde, pode servir como exemplo para integrar no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português.

De acordo com Liz Ashall-Payive, CEO da Orcha, “há mais pessoas com um smartphone no mundo que com uma escova de dentes”, destacando a oportunidade de maximizar a eficiência das soluções digitais. Portugal tem a chance de estimular a inovação e melhorar os resultados dos cuidados de saúde, tornando-se um mercado mais atrativo para soluções de saúde digital.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sindicato de Enfermeiros anuncia adesão à greve geral

Os enfermeiros vão aderir à greve geral em 11 de dezembro, em protesto contra o Acordo Coletivo de trabalho proposto pela tutela e o Pacote Laboral, que dizem precarizar contratos e retirar benefícios, anunciou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

FNAM critica mudança do conceito de SNS e adere à greve geral de 11 de dezembro

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) realizou o seu XIV Congresso em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de novembro, reunindo mais de uma centena de participantes. Durante o encontro, foram debatidas e reafirmadas as prioridades estratégicas para a defesa da carreira médica e para a preservação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal, de qualidade e próximo da população. 

Novembro azul: AFP incentiva homens a cuidar da saúde

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) assinala hoje, 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata com o lançamento da campanha “novembro azul”, centrada numa mensagem clara e mobilizadora dirigida aos homens: “Ser forte é cuidar de si”.

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights