Especialistas reúnem-se na ULS Braga para discutir infeções em UCI

1 de Dezembro 2024

A ULS Braga realizou as II Jornadas da Medicina Intensiva, reunindo especialistas nacionais e internacionais para debater a incidência e o impacto das infeções em doentes internados em Cuidados Intensivos

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS Braga) realizou, no dia 29 de novembro, as II Jornadas da Medicina Intensiva – Infeção, dinamizadas pelo Serviço de Medicina Intensiva, no Auditório 1 do Hospital de Braga. O evento reuniu especialistas de renome nacional e internacional para debater um dos temas mais críticos nos Cuidados Intensivos: a incidência e o impacto das infeções em doentes internados.

Durante as jornadas, foram abordados tópicos como a elevada vulnerabilidade dos doentes internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) a infeções, frequentemente associadas ao uso de dispositivos invasivos e a estados de imunossupressão. Foi também destacado o impacto significativo destas infeções na mortalidade, na duração dos internamentos e nos custos para o sistema de saúde.

Outro tema em foco foi a gestão de antibióticos e a crescente preocupação com a resistência bacteriana, sublinhando a necessidade de adoção de práticas mais racionais e eficazes na utilização de medicamentos.

Pedro Silveira, Diretor do Serviço de Medicina Intensiva da ULS Braga, salientou a importância das jornadas, afirmando que “as estratégias de abordagem da infeção na UCI estão em constante atualização, quer em relação ao diagnóstico, quer ao tratamento. Estas Jornadas são um momento fundamental para manter as equipas informadas para os desafios presentes e futuros”.

As Jornadas contaram com a participação de oradores de elevado prestígio, como o Dr. Paulo Mergulhão, Presidente da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, o Prof. Dr. António Sarmento, o Prof. Dr. José Artur Paiva e o Prof. Dr. Filipe Froes, figuras incontornáveis da Medicina Intensiva em Portugal. A excelência científica e a diversidade dos temas abordados consolidaram o sucesso deste ciclo de jornadas, iniciado em 2023 com a temática da nutrição em Cuidados Intensivos.

Com a realização destas jornadas, a ULS Braga reafirma o seu compromisso com a formação e atualização contínua das suas equipas, promovendo momentos de discussão científica de referência que contribuem para a melhoria do nível dos cuidados prestados aos seus utentes mais vulneráveis.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Faltam cabras e pastores nas terras da chanfana

 A chanfana começa a ser, por estas alturas, alvo de festivais gastronómicos em diversos concelhos do interior do distrito de Coimbra, mas no território faltam cabras e pastores.

Tiago superou uma depressão e quer combater preconceitos

Tiago Valente enfrentou uma depressão, reencontrou-se com a ajuda do triatlo e hoje assume a missão de combater os estigmas e preconceitos associados à saúde mental masculina porque “um homem também chora” e “pedir ajuda é um ato de coragem”.

Demissão do CEO : Sem Liderança, o SNS Não Avança

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Egito com hospitais em alerta para receber feridos de Gaza

O Egito colocou em alerta os seus hospitais e equipas médicas, principalmente nas cidades do norte do Sinai, para receber feridos e doentes da Faixa de Gaza após a entrada em vigor do cessar-fogo no enclave, prevista para domingo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights