Centros de Investigação Clínica em Portugal: Reconhecimento Insuficiente e Desafios na Autonomia

4 de Dezembro 2024

Barómetro revela que 63% dos inquiridos acredita que o papel dos Centros de Investigação Clínica não é devidamente reconhecido pela sociedade, possivelmente devido ao baixo investimento em literacia em saúde.

O primeiro Barómetro de Inovação Clínica, realizado pela consultora NTT DATA, revelou que o papel estratégico dos Centros de Investigação Clínica (CIC) em Portugal não é devidamente reconhecido pela sociedade, segundo 63% dos inquiridos. Este baixo reconhecimento pode estar relacionado com o reduzido investimento na promoção da literacia em saúde da população.
O estudo, que caracteriza a visão e os desafios enfrentados pelos CIC no campo da inovação, identificou as principais prioridades estratégicas destes centros: a Capacitação das Equipas (77%) e a Desmaterialização de Processos (71%). Estas áreas também concentram o maior investimento financeiro e não financeiro.
Quanto à autonomia, 68% dos CIC consideram ter elevada ou total autonomia na definição da estratégia e indicadores de desempenho. No entanto, 91% reportam autonomia reduzida na contratação de recursos humanos e atribuição de incentivos. Além disso, 83% dos inquiridos defendem que o tempo protegido para investigação é uma prioridade urgente, mas encontram obstáculos financeiros e operacionais.
O Barómetro também revelou um elevado nível de cooperação dos CIC com a Indústria Farmacêutica (83%), contrastando com uma reduzida colaboração com Associações de Doentes (86% consideram-na baixa).
No que diz respeito à transformação digital, 42% dos CIC avaliam seu nível de digitalização como elevado ou muito elevado, enquanto 29% o consideram baixo ou muito baixo. As principais prioridades tecnológicas incluem Plataformas de Gestão dos Processos de Ensaios Clínicos (68%) e Integração dos Sistemas a nível local (62%).
Patricia Calado, Head of Clinical Innovation da NTT DATA Portugal, destacou a importância do Barómetro para identificar oportunidades e desafios estruturais da atividade dos CIC, enfatizando o potencial desta indústria para o desenvolvimento económico e melhoria dos cuidados de saúde.
O Barómetro de Inovação Clínica baseou-se na consulta de 35 instituições, incluindo Unidades Locais de Saúde, IPOs e grupos privados de saúde, durante setembro e outubro de 2024. A análise focou-se em quatro dimensões-chave: Estratégia e Reconhecimento, Capacidade e Autonomia, Desenvolvimento de Carreiras e Transformação Digital.
Os resultados foram apresentados durante a atribuição dos Prémios Inovação em Saúde – Todos pela Sustentabilidade, uma iniciativa conjunta da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, da Sanofi e da NTT DATA, realizada na aula magna da FMUL.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sindicato de Enfermeiros anuncia adesão à greve geral

Os enfermeiros vão aderir à greve geral em 11 de dezembro, em protesto contra o Acordo Coletivo de trabalho proposto pela tutela e o Pacote Laboral, que dizem precarizar contratos e retirar benefícios, anunciou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

FNAM critica mudança do conceito de SNS e adere à greve geral de 11 de dezembro

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) realizou o seu XIV Congresso em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de novembro, reunindo mais de uma centena de participantes. Durante o encontro, foram debatidas e reafirmadas as prioridades estratégicas para a defesa da carreira médica e para a preservação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal, de qualidade e próximo da população. 

Novembro azul: AFP incentiva homens a cuidar da saúde

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) assinala hoje, 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata com o lançamento da campanha “novembro azul”, centrada numa mensagem clara e mobilizadora dirigida aos homens: “Ser forte é cuidar de si”.

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights