Óbidos alarga plano de saúde gratuito

4 de Dezembro 2024

A Câmara Municipal de Óbidos vai alargar, em 2025, o plano de saúde gratuito a sete mil habitantes do concelho, no qual cerca de 82% da população não tem médico de família, anunciou hoje o município.

“O concelho dispõe apenas de um dos sete médicos de família de que necessita, razão pela qual o executivo municipal decidiu avançar com este plano de saúde”, divulgou a autarquia, aludindo ao Plano “Óbidos + Saúde”.

O programa, lançado no início deste ano, foi subscrito gratuitamente, até ao final de outubro, por 5.931 habitantes recenseados neste concelho do distrito de Leiria.

Inicialmente contratado para 12 mil utentes, o plano é destinado aos cidadãos inscritos na base de dados do recenseamento eleitoral no concelho e aos respetivos descendentes com idade inferior a 18 anos.

Os munícipes inscritos podem usufruir de benefícios como exames complementares de diagnóstico com os preços convencionados, em qualquer parte do país, assim como de cuidados médicos durante cinco horas por dia em quatro dias da semana. Têm ainda acesso 40 horas semanais de serviços de enfermagem prestados nas Piscinas Municipais de Óbidos e nas freguesias de A-dos-Negros e Olho Marinho.

Em 2025, a autarquia decidiu ajustar o procedimento para sete mil utentes, “o que permite uma poupança significativa junto da entidade prestadora do serviço”, explicou a Câmara numa nota à imprensa.

Citado no documento, o presidente da Câmara, Filipe Daniel (PSD), afirmou que “o plano de saúde municipal não resolve todos os problemas, mas ajuda a minimizar algumas questões” no concelho onde a falta de médicos de família é “um dos principais constrangimentos da saúde”.

O plano “Óbidos + Saúde” foi disponibilizado pelo município aos munícipes a título gratuito, sendo apenas necessário fazer a subscrição.

Representou um investimento de 250 mil euros que permite aos seus utilizadores terem acesso a uma rede de mais de 35 mil prestadores de cuidados de saúde.

Os interessados podem ainda proceder à inscrição através do link https://portinsurancecare.pt/obidosmaissaude.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novembro azul: AFP incentiva homens a cuidar da saúde

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) assinala hoje, 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata com o lançamento da campanha “novembro azul”, centrada numa mensagem clara e mobilizadora dirigida aos homens: “Ser forte é cuidar de si”.

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

Denis Gabriel: “Cada Minuto Conta” na Luta Contra o AVC

Num exclusivo Healthnews, o neurologista Denis Gabriel, membro da Direção da SPAVC, traça o retrato do AVC em Portugal. Dos avanços na trombectomia aos erros comuns no reconhecimento de sintomas, da urgência temporal crítica aos fatores de risco modificáveis, o especialista desmonta a doença e deixa um alerta: “Cada Minuto Conta”. Uma conversa essencial sobre a principal causa de morte no país.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights