Lar de idosos de Palmela encerrado por falta de higiene e cuidados de saúde

5 de Dezembro 2024

Um lar de idosos de Palmela foi encerrado por falta de condições de higiene e prestação de cuidados de saúde, numa operação conjunta da GNR e Segurança Social, após denúncias por maus-tratos a idosos, anunciou hoje a guarda.

O major Luís Maciel, do Comando Territorial de Setúbal da GNR, disse à agência Lusa que, na operação efetuada na passada segunda-feira, foi decidido o “encerramento administrativo de um dos três lares, devido à falta grosseira de higiene e prestação de cuidados de saúde básicos aos utentes”.

“Os seis utentes do lar foram entregues a familiares, embora dois deles tivessem sido submetidos a uma avaliação prévia do seu estado de saúde numa unidade hospitalar”, acrescentou.

De acordo com este responsável da GNR, na operação, que deu cumprimento a três mandados de busca domiciliária, foram fiscalizados três lares não licenciados, no concelho de Palmela, distrito de Setúbal, com um “total de 21 utentes, dois deles com seis idosos e outro com nove”.

“Os três lares eram geridos pela mesma pessoa, uma mulher de 58 anos, proprietária de um dos lares ilegais”, disse Luís Maciel, adiantando que a investigação está a tentar apurar quem são os proprietários dos outros dois lares, que têm a atividade futura dependente da avaliação da Segurança Social.

Em comunicado, a GNR refere que a operação foi efetuada no âmbito de uma investigação coordenada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Setúbal, na sequência de denúncias que apontavam para a prática reiterada de crimes de maus-tratos aos idosos.

A operação liderada pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) da GNR, acrescenta o comunicado, “contou com o reforço de militares da Unidade de Intervenção (UI) e da Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras (UCCF), tendo ainda contado com o apoio da Segurança Social de Setúbal”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Faltam cabras e pastores nas terras da chanfana

 A chanfana começa a ser, por estas alturas, alvo de festivais gastronómicos em diversos concelhos do interior do distrito de Coimbra, mas no território faltam cabras e pastores.

Tiago superou uma depressão e quer combater preconceitos

Tiago Valente enfrentou uma depressão, reencontrou-se com a ajuda do triatlo e hoje assume a missão de combater os estigmas e preconceitos associados à saúde mental masculina porque “um homem também chora” e “pedir ajuda é um ato de coragem”.

Demissão do CEO : Sem Liderança, o SNS Não Avança

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Egito com hospitais em alerta para receber feridos de Gaza

O Egito colocou em alerta os seus hospitais e equipas médicas, principalmente nas cidades do norte do Sinai, para receber feridos e doentes da Faixa de Gaza após a entrada em vigor do cessar-fogo no enclave, prevista para domingo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights