PR considera “boa notícia” acordo entre Governo e técnicos do INEM

12 de Dezembro 2024

O Presidente da República considerou hoje que o acordo entre o Governo e os técnicos de emergência pré-hospitalar constitui uma “boa notícia” e assinalou que é um passo no sentido de evitar novas greves.

“Eu já sei que foi anunciado – eu estava no estrangeiro – um novo regime para o INEM, uma nova forma de organizar o INEM, o que confirma aquilo que eu dizia, estamos a caminho, isto é, tem havido mudanças quer de equipas, quer mudanças de organização. Aqui é o INEM, é uma parte do sistema, e depois há outras que obviamente se irão seguir”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Governo chegou a acordo na quarta-feira com os técnicos de emergência pré-hospitalar, depois de sete horas de reunião que resultaram na reconfiguração de duas carreiras e reposicionamento salarial a todos os profissionais do quadro do INEM.

À margem de uma visita ao Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (no distrito de Lisboa), onde participou no programa Natal dos Hospitais, o chefe de Estado considerou que “é boa notícia, por um lado, anunciar-se que se vai procurar uma fórmula que funcione melhor para o INEM e, por outro lado, que haja acordo entre aqueles que trabalham no INEM e, portanto, servem os portugueses, e o Estado”.

Questionado se acredita que este acordo vai evitar novas greves dos técnicos de emergência pré-hospitalar, o Presidente da República afirmou que “pelo menos, é um passo que é dado com esse propósito”.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights