UE proíbe uso do químico bisfenol A em produtos que contactem com alimentos

19 de Dezembro 2024

A Comissão Europeia proibiu hoje a utilização na União Europeia (UE) da substância química bisfenol A (BPA) em plásticos que contactam com alimentos, devido aos efeitos potencialmente nocivos para a saúde.

A proibição implica que o BPA não será permitido em produtos que entrem em contacto com alimentos ou bebidas, tais como revestimentos de latas de metal, garrafas de plástico reutilizáveis para bebidas, refrigeradores de água e outros utensílios de cozinha.

As pessoas são expostas ao BPA principalmente através da alimentação, devido à presença do químico numa série de plásticos e resinas normalmente utilizados em embalagens de alimentos e de bebidas.

A proibição surge na sequência de um voto positivo dos Estados-membros da UE no início deste ano e de um período de análise pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu, e tem em conta a mais recente avaliação científica da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA).

Também a Agência Europeia do Ambiente alertou, em fevereiro, sobre os riscos de exposição ao BPA acima dos níveis de segurança.

O BPA tem efeitos potencialmente nocivos para o sistema imunitário e o seu uso estava já interdito em produtos para bebés, como biberões.

Para a maioria dos produtos, haverá um período de eliminação progressiva de 18 meses, com exceções muito limitadas quando não houver alternativa, para dar à indústria tempo para se adaptar e evitar qualquer perturbação na cadeia alimentar.

A proibição inclui também outros bisfenóis que são prejudiciais para os sistemas reprodutivo e endócrino.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM alerta: Decreto-Lei das urgências regionais ameaça cuidados de proximidade

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) denuncia que o Decreto-Lei recentemente publicado pelo governo de Montenegro, que trata da concentração das urgências regionais, representa um ataque aos cuidados de proximidade aos cidadãos e coloca em risco grávidas, recém-nascidos e utentes em todo o país.

Correia de Campos apela ao PS: votem em Gouveia e Melo

Num discurso inflamado em Oeiras, o antigo ministro socialista Correia de Campos apelou aos eleitores do PS para rejeitarem a disciplina partidária e votarem no candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo

CPAS mantém regime obrigatório e afasta hipótese de adesão à Segurança Social

A Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores não permitirá a transferência dos seus beneficiários para a Segurança Social. O presidente reeleito, Victor Alves Coelho, justificou que uma saída em massa poria em risco o pagamento das pensões atuais. Foram anunciadas novas medidas de flexibilidade contributiva

Cova da Beira reduz em 88% as cirurgias com espera superior a um ano

A Unidade Local de Saúde da Cova da Beira resolveu 96% das cirurgias pendentes do final de 2024 e reduziu em 88% o número de utentes que esperavam há mais de um ano por intervenção. A lista global de espera cirúrgica diminuiu 27% durante 2025, apesar do ingresso de mais de 2.300 novos casos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights