Estudo revela papel da ligação do sistema imunitário e dos neurónios na sensação de dor

20 de Dezembro 2024

Uma investigação biomédica revelou a importância da comunicação entre o sistema imunitário e os neurónios na dor pós-operatória, resultados de um estudo que abre caminho a novos analgésicos indicados para o pós-operatório.

Um trabalho de investigação liderado por cientistas de diferentes áreas da Universidade de Granada, em colaboração com a Universidade de Barcelona, confirmou a importância da comunicação entre as primeiras células do sistema imunitário que chegam ao tecido danificado para reparar uma ferida e o neurónios, noticiou na quinta-feira a agência Efe.

A dor que ocorre poucas horas após a cirurgia, no pós-operatório imediato, costuma apresentar-se com intensidade muito elevada, e os medicamentos utilizados para tratá-la são insuficientes para controlá-la adequadamente, o que representa um problema clínico significativo.

Os resultados deste estudo, recentemente publicado pela revista Biomedicine & Pharmacotherapy, abrem novos caminhos de exploração para o desenvolvimento de tratamentos analgésicos destinados a aliviar a dor pós-operatória.

O processo de reparação de uma ferida cirúrgica inicia-se imediatamente após a lesão.

As células que constituem um tecido comunicam entre si através de sinais químicos que são alterados quando este é danificado, como acontece após uma cirurgia.

Estas alterações químicas são importantes porque têm a capacidade de estimular um tipo de neurónios sensoriais conhecidos como nociceptores, responsáveis pela transmissão da dor.

Uma das principais etapas deste processo é a chegada dos glóbulos brancos à ferida, que contribuem para a formação de um ambiente químico inflamatório.

Os responsáveis pelo estudo destacaram a importância dos neutrófilos na dor pós-operatória, algo que até agora passava despercebido.

A investigação demonstrou que estas células mantêm uma comunicação muito próxima com os nociceptores, favorecendo a transmissão da dor.

Os resultados deste estudo representam um passo importante na compreensão de como ocorre a dor pós-operatória, e talvez também outros tipos de dor que envolvem a inflamação, e podem ser fundamentais para melhor a controlar.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Coimbra aumenta atividade assistencial na região em 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra aumentou em 2024 a atividade assistencial na região, comparativamente a 2023, tendo ficado muito próxima de realizar um milhão de consultas e registado mais de cinco mil nascimentos.

Enfermeiros reagem a regime de dedicação plena com petição ao governo

Os enfermeiros que trabalham em Unidades de Saúde Familiar (USF) manifestaram a sua discordância em relação ao regime de Dedicação Plena imposto pelo Governo, através de uma petição promovida pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE). 

Menopausa Precoce em Debate nas FNAC Talks

No passado dia 10 de janeiro, a FNAC de Alfragide recebeu mais uma edição das FNAC Talks, desta vez dedicada ao tema “Fertilidade e Menopausa Precoce”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights