Chá verde previne disfunção cardíaca no envelhecimento

23 de Dezembro 2024

Estudo revela que a administração prolongada de catequinas do chá verde pode prevenir a disfunção cardíaca diastólica e o declínio da troponina I cardíaca relacionados com o envelhecimento em ratinhos.

Um estudo recente publicado na revista Genes & Diseases revela que a administração prolongada de catequinas do chá verde pode prevenir a disfunção cardíaca diastólica e o declínio da troponina I cardíaca relacionados ao envelhecimento.

A investigação, conduzida em ratinhos fêmea com 12 meses de idade, demonstrou que a administração oral de epigalocatequina galato (EGCG), o principal ingrediente bioativo das catequinas do chá verde, durante 6 meses, preveniu o desenvolvimento de características associadas à insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEp) em ratinhos envelhecidos.

Os resultados mostraram que doses de 100 ou 200 mg de EGCG foram eficazes na prevenção da disfunção cardíaca diastólica relacionada com o envelhecimento e no declínio da capacidade de exercício. Além disso, observou-se uma redução da apoptose do miocárdio e dos danos mitocondriais.

O estudo também revelou um aumento na transcrição e expressão proteica da troponina I cardíaca (cTnI), possivelmente através da inibição da expressão e atividade da histona desacetilase 1 (HDAC1). Este mecanismo resultou numa elevação dos níveis de histona 3 acetilada (AcH3) e lisina 9 acetilada na histona H3 (AcH3K9) nos ratinhos idosos.

Esta descoberta sugere que a administração prolongada de EGCG pode ser uma estratégia potencialmente eficaz na prevenção da disfunção cardíaca diastólica e do declínio da expressão de cTnI relacionados com o envelhecimento. Os resultados abrem novas perspetivas para o desenvolvimento de estratégias preventivas contra doenças cardiovasculares associadas ao envelhecimento.

NR/HN/Alphagalileo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

Urgências em Portugal: quase 16 milhões de atendimentos em dois anos e meio

As urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal registaram quase 16 milhões de atendimentos entre 2022 e junho de 2024, uma procura que se mantém elevada e é mais do dobro da média verificada nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights