Despiste em Odemira fere cinco bombeiros, quatro com gravidade

2 de Janeiro 2025

Cinco bombeiros ficaram feridos, dos quais quatro com gravidade, em Odemira, na sequência do despiste do veículo de combate a incêndios em que regressavam de uma ocorrência, revelou à Lusa fonte oficial da Proteção Civil.

Segundo a fonte do comando sub-regional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) do Alentejo Litoral, um veículo pesado de combate a incêndios despistou-se, pouco antes das 20:10, na estrada municipal que liga Boavista dos Pinheiros a Saboia, no concelho de Odemira, distrito de Beja.

Do acidente resultaram ferimentos nos cinco elementos da corporação de Odemira, entre os 37 e os 43 anos, quatro com gravidade e um leve.

Dois dos feridos graves foram transportados por via terrestre para o Hospital de Portimão, acompanhados pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).

Outros dois feridos com gravidade foram transportados num helicóptero para Lisboa, um para o Hospital de Santa Maria e outro para São José, enquanto o ferido ligeiro foi transportado para o Hospital de Beja.

Os bombeiros tinham sido ativados para uma ocorrência de incêndio, que se verificou ser resultado de uma “queimada de sobrantes”, e sofreram o despiste quando regressavam à corporação.

No local, estiveram 39 operacionais apoiados por 16 veículos e um meio aéreo, das corporações de Odemira, Ourique, Vila Nova de Milfontes, Cercal do Alentejo, Alvalade e a estrutura do comando sub-regional da ANEPC do Alentejo Litoral.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

APDP denuncia falhas na aplicação do direito ao esquecimento para pessoas com diabetes

No Dia Mundial da Diabetes, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal alerta que a Lei do Direito ao Esquecimento não está a ser cumprida na prática. A associação recebe queixas de discriminação no acesso a seguros e crédito, defendendo que a condição clínica não pode ser um obstáculo à realização pessoal e profissional. A regulamentação da lei está em fase de auscultação pública, mas persiste o receio de que não garanta plena equidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights