Bernardo Gomes é o novo presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública

4 de Janeiro 2025

O novo presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública destacou hoje como prioridades a comunicação com o público e a construção de consensos com outras especialidades e organizações para melhorar o SNS e as políticas de saúde pública.

Bernardo Gomes, que substitui no cargo Gustavo Tato Borges, tomou hoje posse como presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP), numa cerimónia na Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos, no Porto.

Em declarações à agência Lusa, o especialista em Saúde Pública apontou as prioridades para o seu mandato, começando por recordar o aumento da responsabilidade cívica, institucional e até mediática que a associação teve com a pandemia de covid-19.

Nesse sentido, Bernardo Gomes disse que “a primeira responsabilidade” é manter essa “ligação de confiança” com os órgãos de comunicação social e com o público em geral.

“A segunda é manter a tónica relativa à questão dos eventos organizados pela associação para os seus associados, os médicos de saúde pública”, bem como construir pontes com outras profissões ligadas à saúde pública.

“Isto é um mundo demasiado vasto e complexo para as associações e organizações estarem isoladas na construção daquilo que são as melhorias para as populações em termos de saúde”, defendeu Bernardo Gomes, que já desempenhava o cargo de vice-presidente da ANMSP.

Destacou também a necessidade de se construírem consensos com outras sociedades científicas e associações profissionais para que existam “tomadas de posição e sugestões de políticas e de alterações” para se conseguir ter “um melhor Serviço Nacional de Saúde e melhores políticas direcionadas para a questão da saúde pública como um todo”.

A Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1987 e tem como principal função a representação dos seus associados, enquanto Médicos de Saúde Pública em Portugal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cólera mata 17 pessoas em Angola em 24 horas

O número de casos de cólera em Angola continua a aumentar, totalizando 7.284 desde 07 de janeiro, com mais 165 registos e 17 mortes nas últimas 24 horas, o maior número desde o início do surto.

Entrevista exclusiva: Dulce Bouça revela o sucesso do projeto RIPA

O projeto RIPA, uma abordagem inovadora no tratamento das perturbações do comportamento alimentar em Portugal, tem apresentado resultados promissores. Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, a Psiquiatra Coordenadora Dulce Bouça destaca o sucesso do modelo de Hospital de Dia, que evita o internamento tradicional e prioriza a manutenção das ligações familiares e sociais, com 90% das participantes a evitarem agravamento ou internamento.

Erica Nishimura: Desvendando novos horizontes na terapia da diabetes

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Erica Nishimura (na imagem), vice-presidente científica para a área da Diabetes, Obesidade e MASH (acumulação de gordura no fígado) no Departamento de Investigação e Desenvolvimento Precoce na Novo Nordisk, partilha insights sobre os avanços revolucionários no tratamento da diabetes. Desde análogos de insulina sensíveis à glucose até terapias semanais, Nishimura revela como estas inovações estão a transformar a gestão da doença

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights