Dois serviços de urgência na região de Lisboa encerrados esta segunda-feira

6 de Janeiro 2025

Dois serviços de urgência na região de Lisboa e Vale do Tejo, um de pediatria e outro de ginecologia e obstetrícia, vão estar encerrados na segunda-feira, segundo dados do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A Urgência Pediátrica do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e a Urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Doutor Manoel Constâncio, em Abrantes, são os dois serviços que não irão funcionar na segunda-feira, segundo a página online do SNS, que pede aos utentes para que liguem para o 808242424 “antes de ir à urgência”.

Além destes dois serviços, haverá outras 18 urgências que irão estar reservadas apenas para urgências internas e casos referenciados pelo CODU/INEM e pela linha SNS 24.

A maioria das urgências nesta situação situa-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas também existem serviços de norte a sul do país, sendo maioritariamente serviços de pediatria e de ginecologia.

Entretanto, também hoje, voltam a registar-se vários casos em que é ultrapassado o tempo médio de espera para ser atendido nos serviços de urgência.

Por volta das 18:30, no Hospital Santa Maria, em Lisboa, o tempo médio de espera para casos urgentes era de 12h39, apesar de estar definido apenas meia hora como tempo máximo para ser atendido. Já os casos considerados “muito urgentes” que chegaram ao Hospital Santa Maria estavam a ser atendidos em 38 minutos.

Na Amadora, no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, o tempo de espera para os doentes considerados “muito urgentes” era de 01h14, apesar de estes casos terem como limite para serem atendidos apenas 10 minutos. Já os “urgentes” que esta tarde estavam nas urgências do hospital da Amadora estavam a aguardar em média 8h33.

Em Loures, no Hospital Beatriz Ângelo, o tempo médio de espera para os casos considerados “muito urgentes” era de 33 minutos e para os casos urgentes de 04h.

NR/lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Humberto Martins Lidera Nova Direção da SRSRA-OF para o Triénio 2025-2027

Os novos órgãos sociais da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF) tomaram posse para o triénio 2025-2027. A cerimónia, realizada no Salão Nobre da Sede da Ordem em Lisboa, marcou o início das funções da nova Direção Regional, liderada por Humberto Martins, e dos restantes órgãos, incluindo a Mesa da Assembleia, Conselho Fiscal e Conselho Jurisdicional.

14.ª Reunião VaP-APIC: Avanços e Desafios no Tratamento Percutâneo Valvular

Entrevista exclusiva ao Healthnews com o Dr. Pedro Carrilho Ferreira, presidente da Comissão Organizadora da 14.ª Reunião VaP-APIC, que decorre nos dias 20 e 21 de março, no Dolce CampoReal, em Torres Vedras. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais para debater inovações e tendências no tratamento percutâneo da doença valvular cardíaca, com foco na multidisciplinaridade e formação.

Laboratório Edol promove literacia e rastreio dermatológico nos Açores

O Laboratório Edol, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, o Governo Regional dos Açores e a Unidade de Saúde da Ilha do Faial, promove uma iniciativa de literacia e rastreio dermatológico na Horta, nos dias 21 e 22 de março, dirigida a idosos e crianças do 1º ciclo.

António Hilário: “APSA planeja futuro focado no envelhecimento digno”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, António Hilário David, Diretor Executivo da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), revela os desafios e conquistas na integração de pessoas com Síndrome de Asperger na sociedade portuguesa. Desde a criação da APSA em 2003 até os planos futuros para o envelhecimento, António Hilário David destaca a importância da inclusão escolar, profissional e social, bem como a necessidade de melhorias no sistema de saúde para apoiar melhor esta comunidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights