Dois serviços de urgência na região de Lisboa encerrados esta segunda-feira

6 de Janeiro 2025

Dois serviços de urgência na região de Lisboa e Vale do Tejo, um de pediatria e outro de ginecologia e obstetrícia, vão estar encerrados na segunda-feira, segundo dados do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A Urgência Pediátrica do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e a Urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Doutor Manoel Constâncio, em Abrantes, são os dois serviços que não irão funcionar na segunda-feira, segundo a página online do SNS, que pede aos utentes para que liguem para o 808242424 “antes de ir à urgência”.

Além destes dois serviços, haverá outras 18 urgências que irão estar reservadas apenas para urgências internas e casos referenciados pelo CODU/INEM e pela linha SNS 24.

A maioria das urgências nesta situação situa-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas também existem serviços de norte a sul do país, sendo maioritariamente serviços de pediatria e de ginecologia.

Entretanto, também hoje, voltam a registar-se vários casos em que é ultrapassado o tempo médio de espera para ser atendido nos serviços de urgência.

Por volta das 18:30, no Hospital Santa Maria, em Lisboa, o tempo médio de espera para casos urgentes era de 12h39, apesar de estar definido apenas meia hora como tempo máximo para ser atendido. Já os casos considerados “muito urgentes” que chegaram ao Hospital Santa Maria estavam a ser atendidos em 38 minutos.

Na Amadora, no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, o tempo de espera para os doentes considerados “muito urgentes” era de 01h14, apesar de estes casos terem como limite para serem atendidos apenas 10 minutos. Já os “urgentes” que esta tarde estavam nas urgências do hospital da Amadora estavam a aguardar em média 8h33.

Em Loures, no Hospital Beatriz Ângelo, o tempo médio de espera para os casos considerados “muito urgentes” era de 33 minutos e para os casos urgentes de 04h.

NR/lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

Denis Gabriel: “Cada Minuto Conta” na Luta Contra o AVC

Num exclusivo Healthnews, o neurologista Denis Gabriel, membro da Direção da SPAVC, traça o retrato do AVC em Portugal. Dos avanços na trombectomia aos erros comuns no reconhecimento de sintomas, da urgência temporal crítica aos fatores de risco modificáveis, o especialista desmonta a doença e deixa um alerta: “Cada Minuto Conta”. Uma conversa essencial sobre a principal causa de morte no país.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights