Confirmada primeira morte por gripe das aves nos EUA

7 de Janeiro 2025

As autoridades de Saúde do Luisiana, nos Estados Unidos, informaram hoje que foi confirmada a primeira morte pelo vírus da gripe aviária nos EUA.

A pessoa em causa tinha mais de 65 anos e antecedentes médicos, tendo sido hospitalizada com sintomas respiratórios graves após ter estado em contacto com aves infetadas e outras mortas.

De acordo com as autoridades de Saúde, o vírus sofreu uma mutação genética dentro do paciente, o que poderá ter levado ao agravamento da doença.

Desde 2003, contabilizaram-se mais de 950 infeções pelo vírus da gripe aviária em todo o mundo. Destas, mais de 460 morreram.

Em Portugal, a gripe das aves foi detetada, esta semana, numa exploração de galinhas poedeiras em Sintra, Lisboa, tendo sido aplicadas medidas de controlo e erradicação, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

As medidas de controlo e erradicação incluem a inspeção do local onde a doença foi detetada, o abate dos animais infetados e a limpeza das instalações.

Foram ainda impostas restrições à movimentação e as explorações com aves nas zonas de restrição (num raio de 10 quilómetros em redor do foco) estão a ser vigiadas.

Na corrente época epidemiológica, já tinham sido confirmados em Portugal dois casos de infeção pelo vírus da gripe aviária de alta patogenicidade em aves selvagens, nomeadamente numa gaivota-de-patas-amarelas, em Quarteira, Loulé, e numa gaivota-de-asa-escura, em São Jacinto, Aveiro.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fábio Simões: Médico Interno de Saúde Pública | Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra; Celene Neves: Médica Assistente Graduada de Saúde Pública | Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra

11,6% dos homens em Portugal são vítimas de violência no namoro

A Agilcare, em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), acaba de lançar uma campanha de sensibilização intitulada “O Amor Não Magoa”, dirigida à violência no namoro. A iniciativa, que decorre durante fevereiro, pretende desmontar a ideia de que atos de agressão isolados ou envoltos em promessas de mudança não configuram ciclos de abuso. Dados da APAV indicam que 87,7% das vítimas reportadas são mulheres, com maior incidência entre os 20 e os 40 anos. A resposta da campanha passa também pela disponibilização de apoio psicológico

Maioria das chamadas para o 112 não corresponde a situações de emergência

O serviço de emergência 112 recebeu em 2025 mais de 5,4 milhões de chamadas, mas apenas uma em cada três correspondeu a uma situação efetiva de emergência, revelam os dados hoje divulgados pela Polícia de Segurança Pública, a propósito do Dia Europeu do 112, que se assinala esta terça-feira.

Ganhos na saúde cardiovascular não chegam de forma igual a todas as regiões

Portugal regista avanços significativos na redução da mortalidade e na melhoria do tratamento das doenças cérebro e cardiovasculares ao longo da última década, mas a persistência de desigualdades regionais no acesso a cuidados especializados e nos resultados clínicos continua a ser um desafio crítico, sobretudo nas regiões do Alentejo, Algarve e Açores.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights