Câmara de Loures aprova moção para exigir reforço dos cuidados de saúde no concelho

8 de Janeiro 2025

A Câmara Municipal de Loures, do distrito de Lisboa, aprovou hoje, por unanimidade, uma moção que exige pleno funcionamento das urgências hospitalares e o reforço dos cuidados de saúde no concelho.

O documento foi apresentado pela CDU durante a reunião pública do executivo, liderado pelo PS, que decorreu esta manhã.

A moção, a que a agência Lusa teve acesso, contesta o recorrente encerramento do Hospital Beatriz Ângelo (HBA) e, também, a falta de resposta dos cuidados de saúde primários.

“É imprescindível a contratação de mais profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde, bem como pessoal auxiliar e assistentes técnicos, de acordo com as necessidades da população, tendo por base o número de inscritos nos centros de saúde”, pode ler-se no texto da moção.

Além da contratação de mais profissionais de saúde, o documento aprovado pede o alargamento do horário de serviço de atendimento noturno de urgência, a abertura de um serviço complementar diurno e o “reforço de meios técnicos e humanos do HBA”.

Nos últimos dias tem-se registado o encerramento de várias urgências de hospitais da Área Metropolitana de Lisboa e, também, o aumento das horas de espera para doentes urgentes, sendo um dos exemplos o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

Denis Gabriel: “Cada Minuto Conta” na Luta Contra o AVC

Num exclusivo Healthnews, o neurologista Denis Gabriel, membro da Direção da SPAVC, traça o retrato do AVC em Portugal. Dos avanços na trombectomia aos erros comuns no reconhecimento de sintomas, da urgência temporal crítica aos fatores de risco modificáveis, o especialista desmonta a doença e deixa um alerta: “Cada Minuto Conta”. Uma conversa essencial sobre a principal causa de morte no país.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights