Vila Nova de Paiva tem desde hoje uma Unidade de Saúde Familiar para cinco mil utentes

8 de Janeiro 2025

A antiga Unidade de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) de Vila Nova de Paiva é a partir de hoje Unidade de Saúde Familiar (USF) Terras do Paiva, com um quadro médico de três profissionais para cerca de cinco mil utentes.

“É um orgulho muito grande para nós e para todos os paivenses. Era um compromisso assumido no nosso manifesto eleitoral e que hoje é concretizado graças a um esforço muito grande de todos, em especial da equipa da doutora Vanessa [Salvador]”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, Paulo Marques.

O presidente disse que, agora, enquanto USF, “há três médicos afetos à unidade, ou seja, passa a ter um quadro clínico – porque antes havia só dois médicos” – e com isso “é possível prestar mais e melhores cuidados de saúde e com mais qualidade”.

“Estamos agora praticamente a alcançar o objetivo de zero cidadãos sem médico de família no nosso concelho e há ainda uma ampliação significativa da capacidade de resposta para situações urgentes e inesperadas, com mais de um terço das consultas diárias reservadas para este tipo de atendimento”, destacou Paulo Marques.

A coordenadora da USF, Vanessa Salvador, disse à agência Lusa que “foi com muito esforço e trabalho nos últimos anos com o Município e com a ULS [Unidade Local de Saúde] Viseu Dão-Lafões que se conseguiu assegurar o terceiro médico”.

“Com isso vamos conseguir assegurar a assistência à população com mais qualidade, embora isso tenha estado em crescente nos últimos anos, para agora conseguirmos estar ao nível da qualidade exigente de uma USF”, assegurou Vanessa Salvador.

A funcionar das 09:00 às 18:00, todos os dias úteis, com três médicos, três enfermeiros e três assistentes técnicos, a USF Terras do Paiva tem já projeto para ser requalificado e, agora, “por ser USF, há também mais incentivos institucionais para utilizar para a aquisição de equipamentos”, destacou Vanessa Salvador.

A diretora clínica para a área dos cuidados de saúde primários da ULS Viseu Dão-Lafões, Rita Figueiredo, acrescentou à agência Lusa que, ao ser uma USF, “os médicos têm uma melhor remuneração” e “vai também ser possível aumentar os utentes com médico de família”.

Rita Figueiredo adiantou ainda que, neste momento, “estão afetos à ULS Viseu Dão-Lafões 25 unidades funcionais prestadoras de cuidados personalizados, ou seja, com início da atividade da USF Terras do Paiva, há 22 USF” a funcionar.

“Ficam apenas três unidades em falta para passarem a ser USF, mas prevemos que até ao fim do ano de 2026 sejam todas USF. A próxima é a USF de São Pedro, em São Pedro do Sul, e, ao longo dos dois anos, vamos trabalhar para conseguir as outras duas”, assumiu Rita Figueiredo.

Em falta, admitiu, estão as UCSP do Campo Caramulo, em Tondela, e a de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, mas município da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, afeto à ULS, e “para isso é muito fundamental que os próximos concursos médicos tenham novos elementos”.

O presidente do conselho de administração da ULS Viseu Dão-Lafões, António Sequeira, apresentou à equipa da USF “toda a disponibilidade para trabalhar em conjunto na resolução de desafios e na solução das necessidades” que surjam.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Humberto Martins Lidera Nova Direção da SRSRA-OF para o Triénio 2025-2027

Os novos órgãos sociais da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF) tomaram posse para o triénio 2025-2027. A cerimónia, realizada no Salão Nobre da Sede da Ordem em Lisboa, marcou o início das funções da nova Direção Regional, liderada por Humberto Martins, e dos restantes órgãos, incluindo a Mesa da Assembleia, Conselho Fiscal e Conselho Jurisdicional.

14.ª Reunião VaP-APIC: Avanços e Desafios no Tratamento Percutâneo Valvular

Entrevista exclusiva ao Healthnews com o Dr. Pedro Carrilho Ferreira, presidente da Comissão Organizadora da 14.ª Reunião VaP-APIC, que decorre nos dias 20 e 21 de março, no Dolce CampoReal, em Torres Vedras. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais para debater inovações e tendências no tratamento percutâneo da doença valvular cardíaca, com foco na multidisciplinaridade e formação.

Laboratório Edol promove literacia e rastreio dermatológico nos Açores

O Laboratório Edol, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, o Governo Regional dos Açores e a Unidade de Saúde da Ilha do Faial, promove uma iniciativa de literacia e rastreio dermatológico na Horta, nos dias 21 e 22 de março, dirigida a idosos e crianças do 1º ciclo.

António Hilário: “APSA planeja futuro focado no envelhecimento digno”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, António Hilário David, Diretor Executivo da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), revela os desafios e conquistas na integração de pessoas com Síndrome de Asperger na sociedade portuguesa. Desde a criação da APSA em 2003 até os planos futuros para o envelhecimento, António Hilário David destaca a importância da inclusão escolar, profissional e social, bem como a necessidade de melhorias no sistema de saúde para apoiar melhor esta comunidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights