Portal do SNS esclarece atendimento nos Serviços de Urgência Básica

10 de Janeiro 2025

O portal do SNS foi atualizado para clarificar que os Serviços de Urgência Básica (SUB) atendem todas as faixas etárias, incluindo crianças, sem urgência pediátrica específica.

O portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi recentemente atualizado para esclarecer o funcionamento dos Serviços de Urgência Básica (SUB) em Portugal. A alteração vem na sequência de informações incorretas que haviam sido divulgadas anteriormente, indicando erroneamente a existência de urgência pediátrica em alguns SUB.

De acordo com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), os SUB atendem pacientes de todas as idades, incluindo crianças. O atendimento é realizado por médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, de forma semelhante ao acompanhamento feito nos cuidados primários. No entanto, é importante notar que estes serviços não possuem urgência pediátrica específica, pois não contam com pediatras no atendimento.

A atualização do portal também abrange informações sobre os Serviços de Urgência de Obstetrícia e Ginecologia que fazem parte do projeto-piloto de pré-triagem por enfermeiros especialistas através da Linha SNS 24. As utentes que procuram estes serviços sem referenciação prévia são orientadas a contactar a Linha SNS 24 antes da admissão. Caso insistam no atendimento imediato, serão avaliadas por um enfermeiro especialista em saúde materna e infantil.

Esta clarificação visa corrigir as informações incorretas que haviam sido noticiadas em dezembro de 2024, quando se identificou que o portal do SNS apresentava dados errados sobre o funcionamento de alguns SUB, como nos casos dos hospitais de Ponte de Lima, Monção e Peniche.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

André Peralta Santos é o novo subdiretor-geral da Saúde

O Governo nomeou André Peralta Santos para subdiretor-geral da Direção Geral da Saúde (DGS), cargo que ocupava há mais de ano e meio em regime de substituição, segundo o despacho hoje publicado me Diário da República.

Madeira garante comparticipação de medicamentos para ex-combatentes

Os titulares do Estatuto do Antigo Combatente residentes na Madeira vão beneficiar, a partir deste ano, da comparticipação dos medicamentos dispensados pelas farmácias comunitárias, indicou hoje o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais (IASAÚDE).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights