Mpox: Serra Leoa confirma primeiro caso confirmado num homem de 27 anos

11 de Janeiro 2025

A Serra Leoa confirmou hoje um caso de infeção pelo vírus mpox, o primeiro desde que entrou em vigor o mais elevado nível de alerta a nível global devido ao número de contágios em África.

“O paciente é um homem de 27 anos do Distrito Rural da Zona Ocidental (perto da capital Freetown). As equipas de saúde estão a acompanhar e a investigar ativamente para identificar possíveis pessoas expostas e evitar uma maior propagação” do vírus, adiantou a Agência Nacional de Saúde Pública numa declaração nas suas redes sociais.

O caso foi confirmado através de testes realizados em 10 de janeiro, adiantou a autoridade de saúde da Serra Leoa, sem especificar qual a variante do vírus que contagiou o paciente.

A agência de saúde pública garantiu ainda que a resposta foi ativada rapidamente, com o doente a ser colocado em tratamento e em isolamento, os seus contactos sob vigilância durante 21 dias e aumentada a vigilância nas áreas onde tinha permanecido nos últimos dias.

Em 14 de agosto de 2024, a Organização Mundial da Saúde declarou o aumento de casos de mpox na República Democrática do Congo e em vários países africanos como uma emergência de saúde pública internacional, um nível de alerta que decidiu manter no final de novembro, com base no número crescente de infeções e na sua dispersão geográfica.

Os últimos dados da Direção-Geral da Saúde, disponibilizados em 30 de novembro, indicavam que Portugal tinha identificado 1.208 casos confirmados de mpox desde maio de 2022, quando foi detetada a presença do vírus em Portugal, registando também duas mortes.

Os sintomas mais comuns da infeção são febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas costas, cansaço, aumento dos gânglios linfáticos com o aparecimento progressivo de erupções que atingem a pele e as mucosas.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Faltam cabras e pastores nas terras da chanfana

 A chanfana começa a ser, por estas alturas, alvo de festivais gastronómicos em diversos concelhos do interior do distrito de Coimbra, mas no território faltam cabras e pastores.

Tiago superou uma depressão e quer combater preconceitos

Tiago Valente enfrentou uma depressão, reencontrou-se com a ajuda do triatlo e hoje assume a missão de combater os estigmas e preconceitos associados à saúde mental masculina porque “um homem também chora” e “pedir ajuda é um ato de coragem”.

Demissão do CEO : Sem Liderança, o SNS Não Avança

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Egito com hospitais em alerta para receber feridos de Gaza

O Egito colocou em alerta os seus hospitais e equipas médicas, principalmente nas cidades do norte do Sinai, para receber feridos e doentes da Faixa de Gaza após a entrada em vigor do cessar-fogo no enclave, prevista para domingo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights