Número de casos de cólera em Angola sobe para 283 e há 19 mortos

14 de Janeiro 2025

O número de casos de cólera notificados em Angola aumentou para 283, com 19 mortos desde o início do ano, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Os 19 novos casos em 24 horas foram notificados nos bairros Belo Monte, com seis, Pedreira, com quatro, Kikolo e Sequele com dois casos cada e nos bairros Paraíso, epicentro da doença, Vidrul, Rio Seco, Balumuka e Barra do Dande com um caso cada.

Pelo menos nove amostras de casos suspeitos estão em processamento, de acordo com o ministério.

Segundo o Boletim Informativo da Cólera, hoje divulgado, Angola contabiliza atualmente 283 casos da doença, sendo 129 homens e o restante mulheres, com idades compreendidas entre os 2 e os 73 anos.

As autoridades apelam à população para o cumprimento escrupuloso das medidas de prevenção, como a lavagem regular das mãos, ferver a água durante 20 minutos ou adicionar cinco gotas de lixívia em cada litro de água, lavar bem as frutas e legumes com água fervida ou tratada, entre outras.

A ministra da Saúde anunciou na segunda-feira a instalação de postos de reidratação e centros de tratamento da cólera nos bairros mais atingidos pela doença, apelando às famílias que procurem tratamento desde os primeiros sintomas.

Sílvia Lutucuta, que visitou o município de Cacuaco, em Luanda, epicentro de um surto de cólera em Angola, exortou as famílias a adotarem cuidados preventivos e tratar precocemente a doença para evitar mortes.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cólera mata 17 pessoas em Angola em 24 horas

O número de casos de cólera em Angola continua a aumentar, totalizando 7.284 desde 07 de janeiro, com mais 165 registos e 17 mortes nas últimas 24 horas, o maior número desde o início do surto.

Entrevista exclusiva: Dulce Bouça revela o sucesso do projeto RIPA

O projeto RIPA, uma abordagem inovadora no tratamento das perturbações do comportamento alimentar em Portugal, tem apresentado resultados promissores. Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, a Psiquiatra Coordenadora Dulce Bouça destaca o sucesso do modelo de Hospital de Dia, que evita o internamento tradicional e prioriza a manutenção das ligações familiares e sociais, com 90% das participantes a evitarem agravamento ou internamento.

Erica Nishimura: Desvendando novos horizontes na terapia da diabetes

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Erica Nishimura (na imagem), vice-presidente científica para a área da Diabetes, Obesidade e MASH (acumulação de gordura no fígado) no Departamento de Investigação e Desenvolvimento Precoce na Novo Nordisk, partilha insights sobre os avanços revolucionários no tratamento da diabetes. Desde análogos de insulina sensíveis à glucose até terapias semanais, Nishimura revela como estas inovações estão a transformar a gestão da doença

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights