ULS de Coimbra aumenta atividade assistencial na região em 2024

14 de Janeiro 2025

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra aumentou em 2024 a atividade assistencial na região, comparativamente a 2023, tendo ficado muito próxima de realizar um milhão de consultas e registado mais de cinco mil nascimentos.

Em conferência de imprensa para efetuar o balanço de um ano de atividade, o presidente do conselho de administração anunciou hoje que no ano passado a nova estrutura conseguiu aumentar o número de consultas, de cirurgias, de telemedicina, de sessões de hospital de dia e dar uma “melhor resposta à doença aguda”.

Segundo Alexandre Lourenço, a ULS de Coimbra, que abrange 21 concelhos, realizou em 2024 um total de 992.227 consultas médicas, mais 45 mil do que em 2023, ficando a menos de oito mil de alcançar a marca de um milhão.

“Precisávamos de mais um dia [útil] para atingir esse número histórico, já que fazemos 10 mil consultas por dia útil, mas certamente que em 2025 vamos chegar a um milhão de consultas dentro da ULS”, salientou.

O ano de 2024 também fica marcado como aquele em que as duas maternidades de Coimbra (Bissaya Barreto e Daniel de Matos) realizaram mais partos desde 2012, com um total de 5.059 nascimentos, o que representa um aumento de 4,4% relativamente a 2023.

Aos jornalistas, o presidente da ULS de Coimbra destacou a redução em 5% do número de episódios de urgência hospitalar geral, dos quais 31% são fora da sua área de influência, e o reforço da aposta no atendimento à doença aguda nos cuidados de saúde primários.

“A partir do momento que implementámos o programa ‘Ligue Antes, Salve Vidas!’, a 4 de novembro, verificámos uma contínua redução dos episódios nos serviços de urgência, com uma queda permanente por semana, apesar de estarmos em sobreprocura devido às infeções respiratórias”, disse.

De acordo com Alexandre Lourenço, é possível perceber “claramente que a implementação dos centros de Atendimento Clínico e o trabalho das unidades dos Cuidados de Saúde Primários para aumentar a capacidade de resposta à doença aguda conseguiu este decréscimo, que teve uma estabilização nas duas últimas semanas”.

“Existe uma melhor resposta à doença aguda, em proximidade, com melhor qualidade, pelo que é possível melhorar a acessibilidade fora dos serviços de urgência, que devem ser destinados a doentes urgentes, muito urgentes e emergentes”, frisou.

Neste momento, cerca de um quinto da resposta à doença aguda é prestada nos Cuidados de Saúde Primários, que evitam a deslocação dos doentes às urgências hospitalares, o que já permitiu uma redução dos tempos de espera de 40 minutos entre a triagem e a primeira observação.

“A nossa melhoria da resposta à doença aguda vai manter-se em 2025, com a ULS a continuar a trabalhar para conseguir dar melhores respostas em proximidade à população, sobretudo onde há mais dificuldades”, referiu Alexandre Lourenço.

Ao nível da cirurgia, verificou-se, também em 2024, um crescimento do número de doentes intervencionados de 7,9%, o que significa mais 3.764 operados, ultrapassando o “número histórico” das 50 mil pessoas sujeitas a cirurgia no parque hospitalar de Coimbra.

Já a partir deste mês de janeiro, a ULS de Coimbra vai aumentar a sua capacidade de cirurgia programada e urgente com a entrada em funcionamento de dois blocos operatórios no serviço de urgência, que estiveram em obras.

NR/lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cabo Verde: novo coordenador do combate ao VIH aposta na erradicação até 2030

A meta é ambiciosa, mas Adilson de Pina, que acaba de assumir a secretaria-executiva do Comité de Coordenação e Combate ao VIH/sida em Cabo Verde, acredita ser possível erradicar o vírus do arquipélago nos próximos quatro anos. Em entrevista à Lusa, o biólogo e doutorado em saúde pública traça as linhas de uma missão que herda de Celina Ferreira, agora aposentada, e que se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

PS propõe regulação dos cartões de saúde para proteger os consumidores

O PS entregou no parlamento um projeto de lei para regular os cartões de saúde, proibindo a designação “plano de saúde” e obrigando a informação clara nos contratos. A iniciativa visa proteger os consumidores de práticas enganosas num mercado em crescimento, com fiscalização da ASAE e Direção-Geral do Consumidor

Quatro perfis psicológicos explicam ideação suicida em idosos, diz estudo

Investigadores da Universidade de Valência identificaram quatro perfis psicológicos distintos associados a pensamentos suicidas em idosos que vivem em lares, numa amostra de 231 pessoas entre os 60 e os 97 anos de nove instituições. O estudo, publicado na revista ‘Frontiers in Psychology’, sublinha a necessidade de olhar para além dos sintomas clínicos tradicionais na prevenção do suicídio nesta faixa etária

Material médico dos EUA chega à Venezuela num sinal de aproximação… Com petróleo à vista

Os Estados Unidos anunciaram esta quinta-feira o envio de seis toneladas de material médico prioritário para a Venezuela, num gesto que o Departamento de Estado classificou como o primeiro de uma “campanha significativa” para estabilizar o frágil sistema de saúde venezuelano. O carregamento chegou a Caracas num momento de aproximação diplomática e de alívio gradual das sanções económicas impostas por Washington

Dados da PPP de Cascais “salvam” indicadores do SNS de queda nas consultas e cirurgias

A divulgação de um documento interno com números do Serviço Nacional de Saúde relativo a dezembro de 2025 obrigou a Administração Central do Sistema de Saúde a emitir dois esclarecimentos públicos em três dias, depois de confrontada com a ausência de informação de uma unidade hospitalar. O relatório inicial, a que os jornalistas tiveram acesso, apresentava uma quebra na atividade assistencial que, na versão agora corrigida, se transforma num aumento generalizado da produção hospitalar

Nestlé, Lactalis e Danone sob investigação por leites contaminados com toxina

A justiça francesa abriu cinco investigações a multinacionais do setor alimentar, incluindo a Nestlé e a Lactalis, por suspeitas de contaminação de leites infantis com a toxina cereulida, que pode causar danos neurológicos e, em casos extremos, ser fatal. A procuradora de Paris, Laure Beccuau, anunciou esta sexta-feira que os processos foram centralizados na capital devido à dispersão geográfica das queixas e à tecnicidade da matéria

CAP alerta para risco de dermatose nodular e pede plano de prevenção

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) defendeu hoje, em Beja, a criação de um plano nacional de prevenção para doenças pecuárias, nomeadamente a dermatose nodular bovina, ainda ausente do território mas que já provocou estragos em França. Álvaro Mendonça e Moura revelou que a 19 de Fevereiro está marcada uma reunião com a Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) e organizações de produtores para avaliar riscos e delinear estratégias

Abusos sexuais à irmã durante cinco anos: jovem em prisão preventiva

O jovem de 19 anos suspeito de ter abusado sexualmente da irmã mais nova durante cinco anos, desde que a vítima tinha 10, ficou em prisão preventiva. Os pais, acusados de conivência, ficaram sujeitos a termo de identidade e residência, após primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Cascais, revelou hoje a Polícia Judiciária (PJ). A menor, hoje com 16 anos, sofreu as agressões em silêncio

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights